Situação caótica da Lojas Americanas acabou causando um clima de tensão no mercado financeiro que, como uma onda, atingiu outras marcas famosas
Uma grande crise está engolindo em cheio muitas marcas famosas no Brasil e, após as lojas Americanas anunciar que está em perigo de fechar suas portas, muitas outras varejistas foram atingidas.
Isso porquê, após a identificação de “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões das lojas Americanas, os bancos fizeram uma mudança radical na sua política de concessão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi apurado pelo Portal Metrópoles as análises de especialistas tem resultados unânimes: A fonte secou!
Até que os bancos consigam entender a engenharia do problema contábil da Americanas e até que consigam absorver o baque do não-pagamento da dívida de mais de R$ 25 bilhões da varejista, o mercado de crédito está fechado para negócios.
E isso, de certa forma, caiu como uma verdadeira bomba e atingiu como uma avalanche muitas outras marcas famosas, criando assim um cenário ainda mais desesperador, aonde um puxa o outro para o “abismo financeiro”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desencadeou uma série de consequências
Segundo Mariana Fenelon, especialista em crédito e gestora do Banco Inter, empresas que já estavam atravessando problemas financeiros, como endividamento elevado ou dificuldades em levantar recursos não estão suportando mais o cenário após a ameaça de queda das Lojas Americanas:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O mercado está bagunçado pelo evento da Americanas, então foi necessário contratar um assessor financeiro para renegociar o passivo, em alguns casos” – Explicou ela
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só nas últimas duas semanas, três empresas recorreram a essa ajuda: a concessionária de energia Light, a empresa de viagens CVC e a varejista de moda Marisa.
Em nenhum dos casos, a reestruturação de dívida é uma evidência imediata de que tais empresas entrarão em recuperação judicial.
De qualquer forma, em um momento de gestores e bancos desconfiados, qualquer notícia como essa serve para que o clima entre as empresas fique cada vez mais tenso e pesado.
Quando que as Americanas iniciou suas atividades?
A história da Lojas Americanas começa em 1929, quando um grupo de americanos fundou a loja que buscava atender um público com renda estável e, por isso, contava com preços mais baixos e até um slogan que dizia “Nada além de 2 mil réis” na época.