A Caixa surpreendeu ao fazer um comunicado às pressas confirmado um substituto para a poupança. Aliás, a novidade caiu como uma bomba, pois ninguém esperava essa mudança
A Caixa Econômica Federal, líder no crédito imobiliário no Brasil, é uma das maiores instituições financeiras em atuação no país. Mas, o banco já vem se preparando para um cenário de restrições.
Atualmente, as principais fontes de recursos para os financiamentos da Caixa vem da caderneta de poupança e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Money Times, a Caixa tem a intenção de diversificar suas fontes de recursos, e passará a mirar também no mercado de capitais como uma alternativa promissora.
Resumo
- A Caixa fará uma nova aposta;
- A ideia é apostar em novas fontes de financiamentos;
- Assim, o banco estude substituto para a poupança e FGTS;
- Aliás, já existem algumas opções;
- A novidade surpreendeu todo mundo.
A Caixa detém uma fatia impressionante de 68% do mercado de crédito imobiliário brasileiro. Aliás, a caderneta de poupança e o FGTS têm sido as principais fontes de financiamento.
Dessa forma, a ideia é utilizar produtos já existentes para que cada vez mais o crédito dependa menos das fontes tradicionais que passam por uma fase de esgotamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Caixa apostará na securitização. Trata-se de um processo onde os recebíveis futuros são transformados em títulos financeiros, permitindo que as empresas levantem capital.
Esse levantamento ocorre antes da realização efetiva das vendas. Sendo assim, a Caixa está posicionando-se para ajudar empresas a estruturar e distribuir essas operações de securitização.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
A Caixa é líder no crédito imobiliário, mas entende a necessidade de se preparar para um cenário de restrição das principais fontes de recursos para os financiamentos: a poupança e o FGTS. Assim, o banco contará com o setor com a ajuda do mercado de capitais. A ideia é criar novas opções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o banco com maior número de clientes no Brasil?
No Brasil, segundo dados do Banco Central, a instituição financeira com mais clientes é a Caixa, com 151,947 milhões. Entretanto, existem outros na cola e quase encostando.
Depois aparecem Bradesco, com 106,523 milhões; Itaú, com 100,630 milhões. Nesse ranking, que considera dados do primeiro trimestre, o Nubank aparece com 89,797 milhões.
Confira também mais matérias sobre os bancos clicando aqui.