ALERTA!

Poupança, cartão de crédito e até PIX: Banco Central baixa pacotão de novas leis e atinge Caixa, Santander e+

10/05/2024 às 21h35

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Logo do Banco e martelo batido - Foto: Montagem

O BC cravou um pacotão de leis que atingiu milhões de usuários dos grandes bancos

O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal que tem autonomia perante a outros órgãos do poder público. Uma das suas finalidades é garantir o poder de compra da moeda nacional e, por conta disso, está sempre cravando novas leis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano de 2024, o BC baixou um pacotão de novas leis, atingindo em cheio a poupança, cartão de crédito e até mesmo o PIX.

POUPANÇA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No que diz respeito a poupança, o Banco Central criou uma nova regra que determina a promoção dos bancos e outras organizações de ações de educação financeira aos clientes. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) no dia (26) de dezembro de 2023, porém, só passam a valer no dia (01) de julho deste ano.

A nova proposta chegou para que os bancos com Caixa, Santander e mais, possam auxiliar os clientes na organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar; formação de poupança e resiliência financeira e prevenção à inadimplência de operações e ao superendividamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei da poupança cravada no Banco Central - Foto: Montagem
Banco Central confirma virada na poupança – Foto: Montagem

CARTÃO DE CRÉDITO

Já no que diz respeito aos cartões de crédito, outra nova lei do Banco Central e que já está valendo, se trata dos juros rotativos do cartão de crédito, modalidade onde o usuário deixa de pagar a fatura de forma integral. Em regra, os juros tem como limite 100% do valor da dívida.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fim do cartão de crédito e da compra sem juros (Foto: Reprodução/ Internet)
Nova lei do cartão de crédito (Foto: Reprodução/ Internet)

PIX

Por último, é importante salientar uma atualização no PIX. O fato é que o Banco Central confirmou o lançamento do PIX automático para o próximo dia (28) de outubro de 2024, com disponibilidade para pessoas físicas e jurídicas.

Vale dizer que, o PIX automático será de extrama utilidade para as pessoas, já que poderá ser usado no pagamento das contas de água, luz, escolas e faculdades, academias, condomínios e parcelamento de empréstimos, por exemplo.

O pagamento pode ser feito através do PIX a partir de março (Reprodução: Internet)
O PIX é uma das principais modalidades de transferência (Reprodução: Internet)

O que acontece quando fazemos uma reclamação no Banco Central?

Segundo o portal ‘BCB.GOV’, todas as reclamações recebidas no Banco Central do Brasil (BCB) são analisadas e usadas como importante subsídio para a fiscalização das instituições supervisionadas pela Instituição.

Banco Central

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.