Aumento nos juros atinge diretamente saldo da poupança, mas outras mudanças também foram promovidas pelo BC no último ano
Em setembro, o Banco Central anunciou uma nova mudança na taxa básica de juros em 0,25 percentual. O comunicado causou uma reviravolta nos investimentos de renda fixa, afetando os brasileiros que mantêm conta poupança.
Segundo o Nomad Global, cerca de 26% dos cidadãos guardam, pelo menos, R$ 1.000 como economia. Agora, com a Selic em 10,75% ao ano, surgirão novidades. O Uol fez uma estimativa e revelou os novos valores para aqueles que têm essa quantia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a publicação, no período de 1 ano, os rendimentos chegam em R$ 71,60, dentro das regras e datas de cada instituição. Hoje, dados do FGC entregam que existem mais de 245,6 milhões de contas ativas no Brasil. Porém, boa parte sem saldo.
Entre os principais bancos para esse tipo de investimento, que é fácil e acessível, aparecem a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil. Todos eles, como revelou o BC, atendem em torno de 100 milhões de pessoas físicas no país, dividindo clientes entre si.

Novidade no PIX e fim do DOC marcam temporada
Em contrapartida, o Banco Central confirmou que, para 2025, existem mudanças em andamento para o principal meio de transferência dos brasileiros. Para se ter uma ideia, em julho, houve um recorde de 224,2 milhões de transações realizadas em um único dia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim da era do cartão de crédito e débito: Banco Central emite comunicado com substituto n°1
● Adeus, poupança Santander: Banco Central confirma lei do CPF que causa fim em contas bancárias em 2025
● Nem PIX, nem cartão de crédito: Novo serviço potente do Banco Central chega para desbancar 2 pagamentos
No entanto, o crescimento meteórico do novato, lançado em 2020, causou o fim do DOC, que vinha servindo como um dos principais serviços bancários desde 1985. Em fevereiro deste ano, todas as companhias financeiras encerraram oficialmente a plataforma, após quase quatro décadas.
Agora, com o PIX assumindo as funções, as empresas se planejam para novidades. No próximo ano, de acordo com o BC, a expectativa é de haja ainda mais facilidade nas operações, envolvendo o Open Finance entre os bancos e as transferências através de aproximação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o trabalho do Banco Central?
A instituição faz parte do Conselho Monetário Nacional e tem como função administrar as funções bancárias no país. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles mantêm as próprias decisões.
Conclusão
Com as mudanças no setor econômico, os brasileiros foram favorecidos com o saldo na conta poupança, ainda que existam outros meios de investimento mais rentáveis. Porém, com a facilidade do PIX, o quadro deve melhorar, tanto para as empresas quanto para os cidadãos. O BC, até então, aprovou as mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE