Tente não se impactar ao saber detalhes sobre os 3 anúncios decisivos do Banco Central em 2023
Bom, antes de mais nada, é muito importante que todos saibam que o Banco Central, se trata, em suma, de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Dito isso, com direito a comunicado da poupança, reviravolta no PIX e despedida no cartão, vocês saberão agora detalhes sobre os 3 anúncios decisivos do Banco Central. Vamos conferir?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem mais delongas, vamos iniciar falando sobre um comunicado do BC sobre a poupança, onde, por meio do seu instagram oficial, ele falou sobre os resgates em poupança.
Segundo o BC, 963,8 bilhões é o saldo dos depósitos de poupança no Brasil em novembro de 2023. Assim, a entidade anunciou: “Resgates em poupança superam os depósitos em R$3,3 bilhões em novembro. Dados do Relatório de Poupança estão disponíveis no site do BC”, disse.
Seguindo com a nossa lista, também podemos citar uma verdadeira reviravolta no PIX. Também por meio do seu Instagram, o BC falou sobre a chegada do Pix automático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o Pix automático?
“A chegada do Pix Automático está cada vez mais próxima. Nesta quinta-feira (7), o Banco Central publicou o arcabouço principal que trata das regras do serviço. O Pix Automático vai facilitar os pagamentos recorrentes, como de serviços públicos (água, luz, telefone), mensalidades (escola, faculdade, academia, condomínio), clubes de assinatura, portais de notícias, serviços de streaming e serviços financeiros (seguros, empréstimos etc.)”, iniciou.
“As regras publicadas foram construídas com intensa participação da indústria de pagamentos e de potenciais empresas recebedoras de diversos portes e setores, por meio de consultas no âmbito do Fórum Pix e de inúmeras reuniões técnicas. Essa construção participativa garante um produto robusto e flexível, que atenda às múltiplas necessidades dos diferentes casos de uso, prezando pela segurança e pela praticidade do Pix.”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então concluiu dizendo que: “Outro pacote de publicações, com um conjunto de manuais técnicos, está previsto para janeiro de 2024 e incluirá os requisitos para a experiência do usuário, que devem ser seguidos pelas instituições que ofertam o Pix para garantir uma jornada sem fricções para os clientes”, falou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por fim, mas não menos importante, o BC também anunciou sobre uma despedida nos catões. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu declarações sobre um assunto que pode ter grande impacto para o consumidor brasileiro: o parcelamento sem juros no cartão de crédito, mecanismo oferecido, mais comumente, por grandes varejistas nacionais.
Dessa forma, foi dito que o BC estuda em criar algum tipo de “tarifa” para desincentivar a compra desenfreada no crédito em uma quantidade muito grande de parcelas, assim, isso leva o comprador a perder o controle da própria fatura.