A confirmação a respeito do fim de documento crucial em São Paulo e substituto sendo cravado, caiu como uma bomba e pegou milhares de surpresa
É fato dizer que, milhões de brasileiros, por uma série de motivos, necessitam solicitar emissões, novas vias, ou até mesmo alterações de documentos pessoais, atestados, entre outros. Assim, uma empresa estatal bastante popular e que opera diversos desses serviços se trata do Poupatempo, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No total, são mais de 100 unidades pelo estado e a oferta de uma vasta opção de atendimentos. E por falar no programa do Estado de São Paulo, dessa vez iremos tratar da confirmação que acaba de ser feita sobre fim de documento vital e convocação de substituto.
Segundo o portal do Governo de São Paulo, desde o último dia (01/07), o estado vem substituindo a emissão da primeira via de RG e passando a expedir somente a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Vale dizer que, o serviço é realizado nos postos do Poupatempo e nas unidades geridas pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), vinculado à Polícia Civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso de fato acontecer, existe uma ampliação de mais canais de agendamento. Assim, além do app Poupatempo, o serviço passa a ser ofertado no portal, totens e WhatsApp do programa. Outro ponto é a diversificação para um público maior, sendo permitido dependentes com agendamentos realizados inicialmente pelo portal e dos totens Poupatempo. Vale dizer que, basta ter conta GOV.BR.
Para quem ainda não sabe, a partir de 2032, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) passará a ser o único documento válido no território nacional, segundo a Lei 14.534, de (11) de janeiro de 2023. Até a data chegar, o RG dos estados segue valendo, dando o tempo necessário para o cidadão paulista fazer a mudança e sem nenhuma pressa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, a Carteira de Identidade Nacional usa o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, dando fim uma possível duplicidade na identificação do cidadão e extinguindo as fraudes.
Outro ponto importante de ser considerado é que, o documento substituto possui um QR Code que possibilita a verificação da sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. A versão digital é possível ser adquirida no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até quando vale o RG?
Apesar da preocupação de muitos, é válido dizer que a Carteira de Identidade não perdeu a validade e seguirá sendo emitida pelo Estado de São Paulo. O RG será válido até o dia (28) de fevereiro de 2032. Nesta fase inicial da emissão da CIN, o RG continua a ser emitido normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE