ALERTA

Pra se aposentar na casa dos 50: INSS comunica oficialmente 3 passos pro descanso antecipado de milhares

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS e carteira de trabalho (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

A tão sonhada aposentadoria é um período da vida almejado por muitos trabalhadores, afinal é sinônimo de férias remuneradas e a melhor notícia é que é possível usufruir disso na casa dos 50 anos

O INSS é o órgão responsável pelos pagamentos do aposentados, pensionistas e alguns auxílios previdenciários. Ocorre que muitas pessoas almejam a aposentadoria, mas acreditam que a mesma só é possível na terceira idade, ou seja, após os 60 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, é possível conseguir se aposentar na casa dos 50 anos. A aposentadoria das pessoas com deficiência, por exemplo, pode acontecer de forma antecipada. Ela é devida àqueles que possuem deficiências de natureza física, mental, intelectual, sensorial ou múltiplas.

Esses indivíduos, por enfrentarem várias barreiras, são atravancados de ter uma participação efetiva dentro da sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas. Portanto, a novidade é que o próprio INSS divulgou em seu portal oficial do GOV, os 3 passos para conseguir se aposentar:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pessoa que se aposentar por idade como pessoa com deficiência poderá continuar trabalhando. É necessário ter carência de 180 contribuições para quem deseja se aposentar por tempo de contribuição. O pedido pode ser feito de forma prática e rápida através do aplicativo Meu INSS.

Desse modo, não é necessário comparecer às agências do INSS presencialmente, onde tudo é feito online, desde o pedido do benefício até a informação da concessão. Caso todos os requisitos administrativos estejam em conformidade, será solicitada a comprovação do grau de deficiência em avaliação biopsicossocial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas pessoas que trabalharam com a deficiência tem direito a essa aposentadoria (Foto: Reprodução / Canva)

COMO FUNCIONA A APOSENTADORIA POR INCAPACIDADE?

Passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar, por isso existe a aposentadoria por incapacidade temporária e/ou definitiva do INSS. Trata-se do antigo auxílio-doença e/ou aposentadoria por invalidez previdenciária para quem trabalha de carteira assinada ou é autônomo e contribui para a Previdência Social.

Para ter direito à aposentadoria por Incapacidade, o segurado deve atender a alguns requisitos de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para dar entrada na solicitação, o interessado deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Inicialmente, o segurado passará por uma etapa administrativa, onde serão avaliados os documentos que confirmam sua condição de segurado. Em seguida, na segunda fase, o segurado passará pela triagem médica, que inclui a realização da perícia médica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria por Incapacidade precisa passar por perícia do INSS em alguns casos (Foto: Reprodução / Gov)

QUANDO O INSS FOI FUNDADO?

O INSS, um dos principais órgãos do Governo Federal, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. De acordo com o jornal O Globo, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com o benefícios da Previdência Social, neste ano de 2024.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile