Prazo para que os estados comecem a emitir o substituto do RG acaba nesta quinta-feira, 11
O RG, ou Registro Geral, é um documento de identificação pessoal e intransferível, utilizado no Brasil para comprovar a identidade dos cidadãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento é fundamental para os brasileiros devido aos acessos a serviços públicos, mas poucos sabem ele será substituído.
Inclusive, nesta quinta-feira, 11, termina o prazo para o início da emissão da nova carteira de identidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirmou que acabou o prazo para que os estados comecem a emitir a nova carteira de identidade Nacional (CIN).
De acordo com informações do Metrópoles, o prazo para a emissão do CIN foi prorrogado duas vezes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira data era 6 de novembro de 2023 e a segunda era 6 de dezembro. Porém, os estados pediram mais uma ampliação.
O CIN visa unificar o registro geral RG em todas as unidades a federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O substituto do RG tem a proposta de reduzir fraudes, que terá um QR Code para verificar a autenticidade e o código de padrão internacional chamado MRZ, mesmo utilizado no passaporte.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Porém, o CIN só só será obrigatório e substituirá definitivamente a Carteira de Identidade antiga a partir de 28 de fevereiro de 2032.
Os estados Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já estavam emitindo o novo documento desde 28 de novembro de 2023.
Mas, você deve estar se perguntando qual é a relação do CIN com o Bolsa Família e os trabalhadores CLT. Nós iremos explicar.
Como havíamos mencionado, o RG é fundamental para o cidadão ter acesso aos serviços públicos.
Desse modo, os brasileiros que não possuem o RG ou o CIN não podem ser inseridos nas políticas públicos do Governo, como o Bolsa Família.
Além disso, o documento também é fundamental para garantir a carteira de trabalho e para ter um emprego CLT.
Por fim, o CIN também irá aumentar a segurança contra fraudes em todas as esferas que dependem do governo, incluindo o Bolsa Família e o registro da carteira de trabalho.
ONDE EMITIR O NOVO RG, O CIN?
Para a emissão, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido, de acordo com o G1, e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.