A real situação do que acontece na Magazine Luiza foi exposta ao Brasil
Uma das maiores empresas do setor varejista, a Magazine Luiza ou Magalu, é uma companhia brasileira multinacional. A marca foi fundada em 1957, na cidade de Franca, por Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No total, são mais de 1477 lojas físicas, presentes em mais de 830 cidades de 21 estados. De acordo com dados da empresa, em 2021, a soma de todas as vendas do Magalu, online e offline, bateu a marca de 56 bilhões de reais.
Mas, a Magazine Luiza teve uma perda que foi comprovada. A grande realidade é que a loja fechou os três últimos meses de 2022 com um prejuízo de R$ 35,9 milhões, diferentemente do saldo positivo de R$ 93 milhões no mesmo período do ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, é válido levar em consideração que, mesmo com o resultado negativo, a Magazine Luiza apresentou números melhores que o previsto. A estimativa era de R$ 76 milhões. A empresa cresceu 44% em vendas no e-commerce em 3 anos. Em 2022, as vendas em lojas físicas somaram cerca de R$17 bilhões, aumento de 6% em relação a 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crise no varejo?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, é importante destacar que não é apenas o Magalu que está enfrentando prejuízos. Aqueles que não sabem, as principais redes de varejo do Brasil estão divulgando o fechamento de lojas importantes desde o fim de 2022. Recentemente, por exemplo, as Casas Bahia comunicou o fechamento de uma megaloja em São Paulo.
No geral, o varejo tem sido afetado com o aumento dos preços dos alimentos, salários insuficientes para comprar produtos e alta taxa de inadimplência. Com menos dinheiro para gastar, as pessoas passam a optar por não realizar compras maiores.