A real situação do que acontece na Magazine Luiza foi exposta ao Brasil
Uma das maiores empresas do setor varejista, a Magazine Luiza ou Magalu, é uma companhia brasileira multinacional. A marca foi fundada em 1957, na cidade de Franca, por Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano.
No total, são mais de 1477 lojas físicas, presentes em mais de 830 cidades de 21 estados. De acordo com dados da empresa, em 2021, a soma de todas as vendas do Magalu, online e offline, bateu a marca de 56 bilhões de reais.
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Mas, a Magazine Luiza teve uma perda que foi comprovada. A grande realidade é que a loja fechou os três últimos meses de 2022 com um prejuízo de R$ 35,9 milhões, diferentemente do saldo positivo de R$ 93 milhões no mesmo período do ano anterior.
Contudo, é válido levar em consideração que, mesmo com o resultado negativo, a Magazine Luiza apresentou números melhores que o previsto. A estimativa era de R$ 76 milhões. A empresa cresceu 44% em vendas no e-commerce em 3 anos. Em 2022, as vendas em lojas físicas somaram cerca de R$17 bilhões, aumento de 6% em relação a 2021.
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Crise no varejo?
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Mas, é importante destacar que não é apenas o Magalu que está enfrentando prejuízos. Aqueles que não sabem, as principais redes de varejo do Brasil estão divulgando o fechamento de lojas importantes desde o fim de 2022. Recentemente, por exemplo, as Casas Bahia comunicou o fechamento de uma megaloja em São Paulo.
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No geral, o varejo tem sido afetado com o aumento dos preços dos alimentos, salários insuficientes para comprar produtos e alta taxa de inadimplência. Com menos dinheiro para gastar, as pessoas passam a optar por não realizar compras maiores.