FALÊNCIA!

Prejuízo multimilionário e venda ao Pão de Açúcar: O fim decadente de rede de supermercados no Brasil

02/11/2024 às 14h16

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Supermercado tradicional foi vendido ao Pão de Açúcar (Foto: Internet)

Vendida ao concorrente: Conheça os bastidores do fim de uma das redes de supermercados mais tradicionais do país

Neste sábado, 02, o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre a venda de uma rede de supermercados gigante que foi engolida pelo famoso Pão de Açúcar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se ter uma noção da sua dimensão, o estabelecimento, segundo o varejoemdia, ficou conhecido como a rede que “inovou o supermercado no Brasil”.

Acima de tudo, ela ficou conhecida como um dos nomes mais conhecidos do ramo, sendo a primeira rede de supermercados de São Paulo; Por isso, os bastidores do seu declínio atraem olhares curiosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de rede de supermercados (Foto: Reprodução - Montagem - TV Foco)
Fim de rede de supermercados (Foto: Reprodução – Montagem – TV Foco)

Inauguração, bastidores e declínio

A Peg-Pag S.A., mais conhecida apenas como Peg-Pag, foi nada menos que uma das redes de supermercados mais tradicionais do Brasil, inaugurada em 1954 em São Paulo.

Seu sucesso foi exorbitante. Na época, a rede era uma completa novidade para a população, afinal, todo mundo queria ver aquele lugar onde o próprio consumidor pegava as mercadorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bem como, o resultado não foi outro: Quatro anos após a inauguração, o Peg-Pag já somava oito lojas na capital, e não parou por aí!

Com uma proposta inteligente, a empresa se destacava com vários diferenciais, tais como:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • O plano de abrir um novo estabelecimento à cada seis meses (O que foi mantido por algum tempo)
  • Primeira rede de supermercados a atuar em São Paulo e no Rio.
  • Propagandas intensivas, com foco nos sistemas de ar-condicionado, raridade na época.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Peg-Pag foi uma rede de supermercados famosa no Brasil (Foto: Divulgação)

Concorrência implacável

Apesar do sucesso, o Peg-Pag contou com a chegada de um concorrente de peso na década de 1960: O pão de açúcar.

Na época, do Peg-Pag já possuía diversos estabelecimentos, mas havia diminuído a abertura de novas unidades e focado na liderança do mercado em São Paulo.

A princípio, o concorrente foi implacável: Na década de 60, o Pão de Açúcar já possuía cerca de 11 unidades. Ainda assim, o Peg-Pag abriu onze lojas entre 1967 e 1970 em São Paulo.

Além disso, as inovações eram diversas. Segundo o Wikipédia, a rede também foi a primeira no país a instalar circuitos internos de TV com promoções especiais.

Supermercado Peg-Pag localizado em São Bernardo do Campo (foto: Reprodução Internet)

Por fim, a rede tomou mais uma atitude ousada: Em 1970, ela abriu seu capital. Como resultado, a Peg-Pag, com 36 lojas, passaram a ser negociadas na bolsa de valores do Rio e São Paulo.

Declínio

Mas afinal, como uma empresa tão grande e inovadora declinou? Por mais que pareça impossível para muitos, uma simples ação errada pode por milhões em jogo.

A prova disso? Bem, conforme revelado no Wikipédia, o declínio da Peg-Pag começou após a rede lançar um super desconto no aniversário de 17 anos da rede.

Assim, após meses de negociações, a Souza Cruz assumiu o controle acionário do Peg-Pag e se tornou titular de suas lojas, em janeiro de 1973. Além disso, confira: “Rede vende 343 lojas e dá adeus após 23 anos”.

O caimento foi assustadoramente rápido. Ainda em 1973, a rede passou de 4° para a 9° maior do ramo. Outro indicativo preocupante foi sua rentabilidade.

Quanto o patrimônio líquido, a rentabilidade entre 1973 e 1977 atingiu a média de 12,06% negativos, com prejuízo foi de 27 milhões de cruzeiros, equivalente a 1,7 milhão de dólares.

Venda ao concorrente

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Pão de Açúcar (Foto: Reprodução – G4 Educação)

Sobretudo em uma jogada estratégica de negócios, a rede de supermercados se viu frente a uma situação inesperada: Em 1978, ela foi vendida ao Pão de Açúcar.

O concorrente investiu pesado para a compra, que foi estimada em 250 milhões de cruzeiros. Logo, os resultados foram positivos, e os balanços começaram a melhorar.

Apesar disso, a bandeira da rede estava com os dias contados. Em 1980, a Peg-Pag teve seu capital fechado. Com isso, suas lojas originais ganharam a bandeira do Pão de Açúcar.

Quais outros supermercados já faliram no Brasil?

Primeiramente, várias redes de supermercados no Brasil fecharam suas portas ou enfrentaram crises severas ao longo dos anos; confira algumas das mais conhecidas:

  • Lojas Arapuã: Encerraram suas atividades em 2002, impactadas por uma grave crise financeira.
  • Lojas Disapel: Declararam falência nos anos 2000, após enfrentarem dificuldades financeiras.
  • Ultralar: Fechou devido a problemas financeiros e ao foco do grupo em outras áreas de negócio.
  • Dia: A operação no Brasil foi vendida para a MAM Asset Management, gestora de ativos do Banco Master.
  • Mais Comércio de Produtos Alimentícios Ltda: A empresa teve sua falência decretada.

Em suma, essas são apenas algumas das redes que não resistiram às adversidades econômicas, conheça mais sobre essas e outras histórias de falências no varejo no TV Foco!

falência
Pão de Açúcar
Peg-Pag
Rede de Supermercado
supermercado

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.