Vendida ao concorrente: Conheça os bastidores do fim de uma das redes de supermercados mais tradicionais do país
Neste sábado, 02, o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre a venda de uma rede de supermercados gigante que foi engolida pelo famoso Pão de Açúcar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter uma noção da sua dimensão, o estabelecimento, segundo o varejoemdia, ficou conhecido como a rede que “inovou o supermercado no Brasil”.
Acima de tudo, ela ficou conhecida como um dos nomes mais conhecidos do ramo, sendo a primeira rede de supermercados de São Paulo; Por isso, os bastidores do seu declínio atraem olhares curiosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inauguração, bastidores e declínio
A Peg-Pag S.A., mais conhecida apenas como Peg-Pag, foi nada menos que uma das redes de supermercados mais tradicionais do Brasil, inaugurada em 1954 em São Paulo.
Seu sucesso foi exorbitante. Na época, a rede era uma completa novidade para a população, afinal, todo mundo queria ver aquele lugar onde o próprio consumidor pegava as mercadorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bem como, o resultado não foi outro: Quatro anos após a inauguração, o Peg-Pag já somava oito lojas na capital, e não parou por aí!
Com uma proposta inteligente, a empresa se destacava com vários diferenciais, tais como:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dívida de R$3M e falência devastadora: Supermercado tão popular quanto Atacadão tem adeus confirmado
● Jornal da Globo confirma falência de time de futebol após calote de R$ 552M e adeus de jogadores
● 8BI e falência devastadora: Banco tão popular quanto Nubank tem fim decretado pelo Banco Central
- O plano de abrir um novo estabelecimento à cada seis meses (O que foi mantido por algum tempo)
- Primeira rede de supermercados a atuar em São Paulo e no Rio.
- Propagandas intensivas, com foco nos sistemas de ar-condicionado, raridade na época.
Concorrência implacável
Apesar do sucesso, o Peg-Pag contou com a chegada de um concorrente de peso na década de 1960: O pão de açúcar.
Na época, do Peg-Pag já possuía diversos estabelecimentos, mas havia diminuído a abertura de novas unidades e focado na liderança do mercado em São Paulo.
A princípio, o concorrente foi implacável: Na década de 60, o Pão de Açúcar já possuía cerca de 11 unidades. Ainda assim, o Peg-Pag abriu onze lojas entre 1967 e 1970 em São Paulo.
Além disso, as inovações eram diversas. Segundo o Wikipédia, a rede também foi a primeira no país a instalar circuitos internos de TV com promoções especiais.
Por fim, a rede tomou mais uma atitude ousada: Em 1970, ela abriu seu capital. Como resultado, a Peg-Pag, com 36 lojas, passaram a ser negociadas na bolsa de valores do Rio e São Paulo.
Declínio
Mas afinal, como uma empresa tão grande e inovadora declinou? Por mais que pareça impossível para muitos, uma simples ação errada pode por milhões em jogo.
A prova disso? Bem, conforme revelado no Wikipédia, o declínio da Peg-Pag começou após a rede lançar um super desconto no aniversário de 17 anos da rede.
Assim, após meses de negociações, a Souza Cruz assumiu o controle acionário do Peg-Pag e se tornou titular de suas lojas, em janeiro de 1973. Além disso, confira: “Rede vende 343 lojas e dá adeus após 23 anos”.
O caimento foi assustadoramente rápido. Ainda em 1973, a rede passou de 4° para a 9° maior do ramo. Outro indicativo preocupante foi sua rentabilidade.
Quanto o patrimônio líquido, a rentabilidade entre 1973 e 1977 atingiu a média de 12,06% negativos, com prejuízo foi de 27 milhões de cruzeiros, equivalente a 1,7 milhão de dólares.
Venda ao concorrente
Sobretudo em uma jogada estratégica de negócios, a rede de supermercados se viu frente a uma situação inesperada: Em 1978, ela foi vendida ao Pão de Açúcar.
O concorrente investiu pesado para a compra, que foi estimada em 250 milhões de cruzeiros. Logo, os resultados foram positivos, e os balanços começaram a melhorar.
Apesar disso, a bandeira da rede estava com os dias contados. Em 1980, a Peg-Pag teve seu capital fechado. Com isso, suas lojas originais ganharam a bandeira do Pão de Açúcar.
Quais outros supermercados já faliram no Brasil?
Primeiramente, várias redes de supermercados no Brasil fecharam suas portas ou enfrentaram crises severas ao longo dos anos; confira algumas das mais conhecidas:
- Lojas Arapuã: Encerraram suas atividades em 2002, impactadas por uma grave crise financeira.
- Lojas Disapel: Declararam falência nos anos 2000, após enfrentarem dificuldades financeiras.
- Ultralar: Fechou devido a problemas financeiros e ao foco do grupo em outras áreas de negócio.
- Dia: A operação no Brasil foi vendida para a MAM Asset Management, gestora de ativos do Banco Master.
- Mais Comércio de Produtos Alimentícios Ltda: A empresa teve sua falência decretada.
Em suma, essas são apenas algumas das redes que não resistiram às adversidades econômicas, conheça mais sobre essas e outras histórias de falências no varejo no TV Foco!