CHOCANTE

Prejuízo de mais de R$ 126 milhões e encerramento: O comunicado da C&A confirmando fim crucial no Brasil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

C&A e loja gigantesca fechada (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Loja da C&A teve as portas fechadas

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a C&A é uma das maiores redes de varejo do Brasil. Entretanto, a pandemia da Covid-19 acabou provocando uma grande crise no setor e várias empresas estão tendo uma série de prejuízos financeiros.

Em junho de 2023, a CNN Brasil acabou fazendo um levantamento a respeito do assunto. Na ocasião, a C&A cita a conjuntura macroeconômica de juros altos e endividamento das famílias impactando o varejo como um todo e que, “na C&A Brasil, não é diferente.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse cenário enfraquece o consumo e restringe o poder de compra, o que acaba causando um volume menor de visitas às lojas e, consequentemente, de vendas”, disse a empresa. Por falar no assunto, uma grande loja da C&A foi fechada no final do ano passado, gerando um impacto.

Logo da C&A e loja fechada (Foto: Reproduções / Internet / Freepilk / Samuel Setubal / Montagem)

Nota na íntegra da C&A

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conjuntura macroeconômica de juros alto, inflação e endividamento das famílias têm impactado o varejo como um todo e na C&A Brasil não é diferente. Esse cenário enfraquece o consumo e restringe o poder de compra, o que acaba causando um volume menor de visitas às lojas e, consequentemente, de vendas.

Apesar disso, a C&A Brasil cresceu no primeiro trimestre desse ano na parte de vestuário e conseguiu aumentar a margem bruta (3,1%). A empresa também reduziu o prejuízo em 17%, de R$ 152,7 milhões para R$ 126,3 milhões na comparação com o primeiro trimestre de 2022. Os esforços na gestão de custos e despesas também renderam frutos, com queda de 12,5% nas despesas operacionais. Isso resultou em um avanço significativo no EBITDA Ajustado, com margem crescendo 620 pontos-base para 6,2%.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca entre 2022 e 2023 seguiu com seu plano de expansão e revitalização de lojas físicas e, inaugurou, 20 novas unidades. Sendo 17 em 2022 e 3 neste ano. No mesmo período, foram fechadas 6 lojas. Atualmente, opera com 334 lojas em todos os estados brasileiros, além do e-commerce, que também atende todo o território nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A C&A também investe no crescimento e inauguração de double doors da marca esportiva ACE. Em 2022, foram abertas 10 lojas e, atualmente, a C&A possui 13 lojas que operam neste modelo e continuam apresentando resultados sólidos de crescimento de venda da categoria – em média, as vendas de ACE nessas lojas aumentam 2 vezes após a transformação.

A companhia também tem buscado atender o desejo do consumidor, que mudou de perfil e hoje busca por uma jornada de compra omnicanal. Nessa frente, o principal destaque dos últimos anos é a venda pelo WhatsApp, que está no centro relacionamento com os clientes via venda direta ou nas lojas, proporcionando vendas assistidas e maior conversão, além de tickets mais altos e compras mais frequentes. As vendas multicanais continuam a crescer, com os clientes omnicanal gastando mais do que os outros clientes, confirmando o acerto da nossa busca de proximidade.

Qual loja fechou?

Uma loja de rua em Fortaleza, localizada no Centro, na Rua Senador Pompeu, encerrou as atividades. Além desta, a varejista possui outras nove lojas na Capital, todas dentro de um shopping. Na ocasião, um comunicado foi exposto na entrada do estabelecimento aos clientes:

“A C&A confirma o encerramento da operação da sua unidade localizada na Avenida Senador Pompeu, em Fortaleza (CE). A empresa oferecerá todo o suporte necessário aos associados, além de remanejá-los para outras lojas da região”, diz a resposta.

Loja gigantesca da C&A fechou as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

Na entrada da loja, o comunicado também convidou os consumidores a frequentarem as outras lojas ou comprar pelo site ou aplicativo do comércio. Quanto à troca de produtos, a C&A afirmou que pode ser realizada em qualquer uma das outras unidades abertas.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile