ATENÇÃO
“Prejuízos para a saúde”: Lei da ANVISA em vigor confirmada na Globo traz decreto que cai como bomba na Lacta
08/09/2024 às 18h00
Grande decreto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afeta a gigante Lacta e outras marcas de chocolates tradicionais em todo o Brasil
A Anvisa não regulamenta apenas o que as empresas produzem, como também, a forma que a informação é repassada para os consumidores. E recentemente, um decreto do órgão afetou em cheio a Lacta, Cacau Show, Nestlé, Garoto e toda a grande empresa que trabalha com a venda de chocolates.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você deve está acostumado com a Anvisa barrando produtos e autuando empresas que descumprem com normas sanitárias. Mas, acontece que a Anvisa também tem o dever de exigir que as empresas expressem de forma clara que tipo de alimento os clientes estão prestes a consumir.
E conforme informações do Bom Dia Brasil, em 2023, a Anvisa exigiu que empresas como a Lacta, Cacau Show e Nestlé colocassem nos rótulos informações que indicassem que determinado produto tinha alto teor de sal, gordura saturada e açúcar adicionado. Hoje você já deve ter notado que todo o produto que você vai consumir já contém essas informações, mas, antigamente não era assim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida vale pra bebidas e alimentos fabricados desde outubro de 2022. Agora, quando vai consumir um chocolate da Lacta, está explícito que tem muito açúcar ou gordura. Assim, o consumidor terá noção do que está comendo e ele poderá optar por seguir ou não com a compra. Ninguém terá mais a ilusão que está comendo algo não saudável.
Na ocasião, o Bom Dia Brasil conversou coma coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Laís Amaral e ela falou sobre como pessoas são afetadas: “A gente vê muita mais publicidade do que a informação nutricional de fato. Muitos alimentos infantis trazem as alegações de que tem vitaminas, tem minerais, fazem a criança crescer, por exemplo. E a gente vai ver a lupa, e ele é alto em algum nutriente crítico ali, que tem prejuízos para a saúde”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até setembro de 2023, apenas 30% dos alimentos que deveriam ter o selo estavam adequados. Esse ano boa parte dos produtos feitos por grandes empresas já seguem a ordem da Anvisa e destacam o que o produto de fato tem. Além disso, a Anvisa deu o prazo para que pequenos produtores tenham até outubro de 2024 para se adequar às normas. Já quem produz bebidas em embalagens retornáveis tem um prazo maior, até outubro de 2025.
QUANDO A ANVISA FOI CRIADA?
Hoje um dos órgãos mais importantes do nosso país, a Agência de Vigilância Sanitária foi criada em pela Lei 9.782, de 1999, e completou 25 anos em 2024. Hoje, os brasileiros podem consumir alimentos que com toda certeza não lhe trarão problemas futuros graças a autuação da Anvisa. As próprias empresas têm controles de qualidade rigorosos e estão sempre em busca de oferecer o melhor para os seus clientes.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]