Montadoras de carros populares dão adeus no Brasil após crise financeira e dívidas milionárias
Falência de duas montadoras de carros muito populares entre os consumidores brasileiros é decretada com urgência e dívida milionária afunda empresas gigantescas que se despedem do mercado automobilístico do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, uma das montadoras que infelizmente dá adeus aos consumidores é a Chrysler. Fabricante de veículos, a montadora declarou falência nos EUA em 30 de abril de 2009.
Segundo informações do portal Sedep, a empresa enfrentou uma forte crise financeira durante o ano de 2008. A empresa não chegou a um acordo com o Departamento do Tesouro e um consórcio de bancos e fundos de investimento sobre uma dívida de 6,9 mil milhões de dólares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a administração Obama rejeitou o processo de reestruturação da Chrysler e deu-lhe 30 dias para completar uma aliança com a Fiat ou deixar de receber dinheiro do Tesouro americano.
Em maio de 2009, o tribunal americano de falência aprovou um empréstimo de 4,5 mil milhões de dólares dos Estados Unidos e do Canadá para a Chrysler. No final do mês, a empresa anunciou a suspensão das operações nas suas cinco fábricas no México.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Chrysler recuperou da falência em 2009. Em 2014, a Fiat comprou as ações da Chrysler por 4,35 mil milhões de dólares. A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) é agora uma empresa com 10 marcas, incluindo a Chrysler, a Jeep, a Ram, a Dodge, a Alfa Romeo, a Maserati, a Lancia e a Abarth.
Outra montadora que também encerrou suas atividades é a Troller T4. De acordo com o Autoesporte, a empresa anunciou a despedida de sua fábrica em Horizonte, Ceará, em setembro de 2021.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
O comunicado já era esperado pelos funcionários da empresa, já que a Ford encerrou sua produção no Brasil em janeiro e afirmou que o modelo sairia de linha. Um detalhe, porém, desagradou o governo do Ceará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do governo do estado, Maia Júnior, ficou irritado com a montadora devido à seguinte proibição: o futuro dono da fábrica não poderá usar a marca Troller nem o design dos jipes produzidos por ela.
“Quem vier a comprar a Troller terá de criar uma nova marca e, principalmente, um novo design para seus veículos, o que praticamente inviabiliza qualquer tentativa de negócio”, disse Maia Júnior ao perfil do Instagram.
A montadora confirmou, na época, que a produção de peças continuou até o fim de novembro, para não prejudicar os clientes da marca. A fábrica da Troller no Ceará iniciou suas operações em 1995 e foi comprada pela Ford em 2007.
Qual é a maior montadora de carros do mundo?
Em 2023, a Toyota foi a maior montadora de automóveis do mundo em vendas, pela quarta vez consecutiva. A fabricante japonesa vendeu 11,2 milhões de veículos em todo o mundo, incluindo as marcas Daihatsu e Hino, o que representa um aumento de 7,2% nas vendas globais em relação ao ano anterior. A Toyota tem 9,8% do mercado mundial, seguida pela Volkswagen com 6,5% e pela Honda com 4,9%.