Preta Gil é vítima de racismo e chamada de branca: ‘Chocada’
20/11/2019 às 13h09
Preta Gil já foi atacada de ambos os lados
A cantora Preta Gil revelou que sofreu racismo durante sua vida mesmo com os privilégios de ser filha de Gilberto Gil. No entanto, ela também foi renegada dentro de movimento negro por ser “branca”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu sempre me considerei preta. Nesse debate em Salvador chegaram a me colocar em xeque, tentaram me embranquecer, fiquei chocada. Tenho consciência dos meus privilégios, sei que ser filha de pai preto com uma mãe branca me traz outras questões, e sei também que mulheres retintas (com a pele mais escura) sofrem coisas pelas quais nunca passei”, disse ela ao Extra.
Ela contou também que recebeu ajuda de uma atriz famosa. “Foi um processo doloroso, mas depois disso a Taís Araújo me colocou em um grupo no Whatsapp com outras mulheres negras que me ensinaram muita coisa”, disparou Preta Gil. “É um grupo denso e absolutamente necessário. Ali são mulheres que se apoiam, e que também fazem discussões nem sempre felizes. Racismo é algo perverso e assola o Brasil de cabo a rabo”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais Preta Gil já foi vítima de ataques racistas e gordofóbicos, e considera importante a comemoração de um dia da consciência negra. Contudo alerta que não dá para parar nisso. “Há aqueles que dizem “não sou racista”, “tenho até amigos negros”, nada mais racista do que isso, ou até tem quem realmente não seja, mas ainda não é antirracista. Ou seja, ainda precisamos de quem combata essas atitudes no dia a dia até das outras pessoas”, explicou Preta.
“Não cola mais a frase “ah, não precisa de um dia da consciência negra, somos todos humanos”. Óbvio que somos humanos, só que é preciso entender que há uma dívida histórica com o povo preto e que é preciso reparar. É só entender isso para evoluir”, detonou Preta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Vinícius Vieira
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.