O jogador está sendo indiciado pela justiça espanhola por corrupção no contrato com o Barcelona
Neymar Jr, jogador de futebol mais famoso do Brasil se tornou réu em um processo movido pelo Ministério Público da Espanha, que pediu a prisão do atacante do Paris Saint Germain. Além do atacante, a cantora Shakira também teve um pedido de prisão no país europeu.
De acordo com a imprensa local, Neymar vai à julgamento após a promotoria espanhola pedir a prisão do jogador por dois anos, por conta de supostas irregularidades no contrato de transferência com o Barcelona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O julgamento do caso está marcado para ter início no dia 17 de outubro. Neymar chegou ao clube espanhol em 2013 e deixou o time em 2017 quando foi contratado pelo Paris Saint-Germain.
O camisa 10 da seleção brasileira é acusado de crime de corrupção. O Barcelona informou que o valor do contrato da transferência de Neymar foi de 57,1 milhões de euros, cerca de R$ 310 milhões. Porém, depois da denúncia do grupo de investimento brasileiro DIS, o Ministério Público espanhol investigou o caso e suspeita que o valor real do contrato foi de 83,3 milhões de euros.
O valor teria sido diluído em outros contratos paralelos para esconder o valor real recebido pelo jogador. A Espanha é conhecida por sua rigidez quanto as leis fiscais do país e fraudes costumam ser punidas com anos de cadeia ou multas milionárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pai de Neymar, a mãe do atleta e a empresa de sua família, a N&N, também foram acusados no caso, juntamente com o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues, e com Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, então presidente e vice-presidente do Barcelona.
Neymar negou ter cometido crime, mas em 2017, o Tribunal Superior da Espanha rejeitou recursos do jogador, de seus pais, da N&N e dos dois clubes, permitindo que o caso fosse a júri.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CANTORA SHAKIRA SOFRE ACUSAÇÃO SIMILAR
O caso é similar ao da cantora Shakira, que durante anos foi casada com o jogador de futebol Gerard Piqué, ex-companheiro de Neymar no Barcelona.
Agora, a procuradoria da Espanha pediu a prisão da artista em uma sentença de 8 anos. Ela é acusada de fraude fiscal por supostamente ter deixado de pagar 14 milhões de euros em impostos entre 2012 e 2014 no país.