CHOCANTE!

Terror de paralisação do metrô em SP: Procon aciona Uber às pressas para armar FIM vital que atinge até a 99

17/05/2024 às 9h41

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Aplicativo Procon, homem chocado e logo da Uber (Fotos: Reproduções / Internet / Freepik)

Procon acionou a Uber devido aos preços altos em corridas

No dia 23 de fevereiro, o Procon acionou a Uber às pressas para armar um fim vital que atinge as plataformas de corridas, até mesmo a 99.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 17, iremos lembrar os detalhes sobre a notificação do Procon de São Paulo e a situação atual.

A Uber, assim como a 99, tornaram-se as principais empresas de corridas no país. Diariamente, inúmeros brasileiros utilizam a plataforma para chegar no seu destino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, também é comum que o cliente se depare com a mensagem “preços mais altos do que os normais” ao solicitar uma viagem.

O fato é ainda mais comum em dias de chuvas, horários de picos e até quando há paralizações no metrô de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando ocorre interrupção ou diminuição da circulação dos trens do metrô, aumentando a demanda pelo serviço da Uber.

Desse modo, em fevereiro, o Procon-SP notificou a Uber do Brasil pedindo explicações sobre a política de preços adotada pela empresa.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o site oficial do Procon, a plataforma teria até o dia 28 de fevereiro para explicar quais parâmetros são usados para aplicação do preço dinâmico.

Além disso, a empresa deveria detalhar o tipo de ferramenta utilizada e o algoritmo aplicado nos casos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Procon-SP notificou a Uber do Brasil pedindo explicações sobre a política de preços adotada pela empresa, especialmente em dias em que há problemas no transporte público, como interrupção ou diminuição da circulação dos trens do metrô”, disse o comunicado do órgão.

Desse modo, a tentativa do órgão seria de acabar com as tarifas dinâmicas abusivas, tanto da Uber quanto a 99, uma vez que a rival também segue a mesma linha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado Procon-SP (Foto: Reprodução / Site oficial)
Comunicado Procon-SP (Foto: Reprodução / Site oficial)

POSICIONAMENTO EMPRESA

Em nota ao Money Times, a Uber ressaltou que a demanda de viagens pode alterar o preço das viagens e até para incentivar os motoristas a oferecerem seus serviços.

“Quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando na região naquele momento, o preço se torna dinâmico e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual para aquele mesmo trecho”, iniciou a nota.

De acordo com a plataforma, o preço dinâmico é aplicado para “incentivar que mais motoristas parceiros que oferecem o serviço privado se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar”.

Por fim, a empresa revelou que quando a oferta sobe novamente, os preços voltam ao normal e que os clientes são informados sobre o preço quando a viagem é solicitada.

Desse modo, mesmo com a tentativa do Procon-SP envolvendo as tarifas, não houve mudança.

Aplicativo Uber com notificação sobre preços mais altos do que o normal (Foto: Reprodução / Internet)
Aplicativo Uber com notificação sobre preços mais altos do que o normal (Foto: Reprodução / Internet)

QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?

A Uber tornou-se uma das principais empresas do país. Mas, poucos sabem que o início da sua trajetória ocorreu em março de 2009, em São Francisco na Califórnia, por Garrett Camp e Travis Kalanick.

Nos Estados Unidos, a plataforma cresceu, mas chegou no Brasil apenas no ano de 2024.

Motorista de Uber em seu carro (Foto: Reprodução/ Internet)
Motorista de Uber em seu carro (Foto: Reprodução/ Internet)
Thumbnail Video Youtube

🚨 LUTO! Cid Moreira rompeu com herdeiros + Filho de cantora troca namorada pela mãe dela + Roberto Carlos em gr4ve acusaç@o   

aplicativo da Uber
Destaque

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.