Procon acionou a Uber devido aos preços altos em corridas
No dia 23 de fevereiro, o Procon acionou a Uber às pressas para armar um fim vital que atinge as plataformas de corridas, até mesmo a 99.
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Nesta sexta-feira, 17, iremos lembrar os detalhes sobre a notificação do Procon de São Paulo e a situação atual.
A Uber, assim como a 99, tornaram-se as principais empresas de corridas no país. Diariamente, inúmeros brasileiros utilizam a plataforma para chegar no seu destino.
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Mas, também é comum que o cliente se depare com a mensagem “preços mais altos do que os normais” ao solicitar uma viagem.
O fato é ainda mais comum em dias de chuvas, horários de picos e até quando há paralizações no metrô de São Paulo.
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Quando ocorre interrupção ou diminuição da circulação dos trens do metrô, aumentando a demanda pelo serviço da Uber.
Desse modo, em fevereiro, o Procon-SP notificou a Uber do Brasil pedindo explicações sobre a política de preços adotada pela empresa.
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De acordo com o site oficial do Procon, a plataforma teria até o dia 28 de fevereiro para explicar quais parâmetros são usados para aplicação do preço dinâmico.
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Além disso, a empresa deveria detalhar o tipo de ferramenta utilizada e o algoritmo aplicado nos casos.
“O Procon-SP notificou a Uber do Brasil pedindo explicações sobre a política de preços adotada pela empresa, especialmente em dias em que há problemas no transporte público, como interrupção ou diminuição da circulação dos trens do metrô”, disse o comunicado do órgão.
Desse modo, a tentativa do órgão seria de acabar com as tarifas dinâmicas abusivas, tanto da Uber quanto a 99, uma vez que a rival também segue a mesma linha.
POSICIONAMENTO EMPRESA
Em nota ao Money Times, a Uber ressaltou que a demanda de viagens pode alterar o preço das viagens e até para incentivar os motoristas a oferecerem seus serviços.
“Quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando na região naquele momento, o preço se torna dinâmico e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual para aquele mesmo trecho”, iniciou a nota.
De acordo com a plataforma, o preço dinâmico é aplicado para “incentivar que mais motoristas parceiros que oferecem o serviço privado se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar”.
Por fim, a empresa revelou que quando a oferta sobe novamente, os preços voltam ao normal e que os clientes são informados sobre o preço quando a viagem é solicitada.
Desse modo, mesmo com a tentativa do Procon-SP envolvendo as tarifas, não houve mudança.
QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?
A Uber tornou-se uma das principais empresas do país. Mas, poucos sabem que o início da sua trajetória ocorreu em março de 2009, em São Francisco na Califórnia, por Garrett Camp e Travis Kalanick.
Nos Estados Unidos, a plataforma cresceu, mas chegou no Brasil apenas no ano de 2024.