Procon acionado e desespero: Loja de eletrodomésticos popular é desmascarada e dá calote em clientes

22/05/2024 às 11h59

Por: Gabriel Amaral
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Procon acionado por conta de loja de eletrodoméstico que deu calote em clientes (Reprodução: Montagem TV Foco)

Procon acionado por conta de uma loja que deu calote em mais de 300 clientes espalhados pelo Brasil

Uma loja de eletrodomésticos deixou diversos clientes na mão em novembro de 2023, inclusive com o Procon acionado. Isso porque chegaram a vender produtos que não chegaram na residência de quem comprou, com um calote em mais de 300 pessoas.

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O órgão tem a função de harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, portanto sempre quando há um problema é um dos primeiros requisitados. A maioria das vezes os clientes estão na razão e precisam de alguma solução, pois envolve bastante dinheiro.

De acordo com o portal ‘NSC Total’, mais de 300 pessoas entraram na justiça contra a Mundial Eletro, situada em Joinville. Isso porque a empresa de eletrodomésticos comercializou seus produtos de maneira online, mas nenhum deles chegou na casa desses clientes.

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A Mundial Eletro deu calote em mais de 300 clientes (Reprodução: Internet)
A Mundial Eletro deu calote em mais de 300 clientes (Reprodução: Internet)

O fato ocorreu em novembro de 2023 e na época o site da loja ficou fora do ar. Uma das vítimas foi uma moradora de São Paulo, que comprou um ar-condicionado que estava 20% mais barato do que em outras lojas tradicionais.

“Tudo aparentava que a empresa era muito séria. Um dia após a compra chegou a nota fiscal, então fiquei confiante, todos os dias chegavam e-mails. Até que no dia programado para o produto chegar, prorrogaram o prazo para mais cinco dias. Depois mais dez e o produto não chegava”, revelou.

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A página oficial do município de Joinville comentou sobre o calote (Reprodução: Instagram)
A página oficial do município de Joinville comentou sobre o calote (Reprodução: Instagram)

Procon acionado

Por conta do grande número de reclamações, o Procon teve que ser acionado pelos clientes, que queriam ao menos o seu dinheiro de volta. Porém, Cristiane Berger, gerente do órgão, revelou que o principal passo era realizar um Boletim de Ocorrência.

“A orientação para todas as pessoas que nos procuram é que faça um boletim de ocorrência a respeito do caso. Podem abrir uma reclamação apenas de forma formal via Procon, porque a resolutiva não vai se dar via Procon, infelizmente, porque os sócios não se encontram mais acessíveis”, revelou ele.

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O perfil oficial do Instagram da empresa segue ativo, mas com a última publicação sendo de 35 semanas atrás, nesta data de 22 de maio de 2024. Além disso, bloquearam os comentários de todas as suas publicações.

Procon serve para resolver os principais problemas entre fornecedores e clientes (Reprodução: Internet)
Procon serve para resolver os principais problemas entre fornecedores e clientes (Reprodução: Internet)

Qual a função do Procon?

O Procon tem a função de harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Assim proíbem práticas comerciais desleais, fraudulentas e enganosas, para que ninguém saia prejudicado.

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Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

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