BOMBA
100kg de comida podre: Rede nº1 de hambúrguer e+ 2 do RJ são desmascarados pelo Procon no Shopping Tijuca
02/07/2024 às 11h15
O Shopping Tijuca acabou sendo alvo de uma operação na véspera do Dia Dos Namorados e 3 restaurantes famosos foram flagrados com irregularidades
O Procon tem a função de fiscalizar e mediar as relações de consumo, garantindo que as empresas e fornecedores cumpram as leis e respeitem os direitos dos consumidores. Nessa matéria, falaremos sobre uma autuação do órgão federal contra 3 restaurantes localizados no Shopping Tijuca no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal O Dia, uma mega operação foi realizada no dia 11 de junho em razão da alta procura do Dia dos Namorados, em restaurantes do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A rede n° de hambúrguer acabou sendo notificada, assim como outros 2 restaurantes famosos.
Heaven Cucina
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal ocorrência, segundo informações da prefeitura do RJ, foi no restaurante Heaven Cucina, onde foram encontrados quase 113 kg alimentos armazenados indevidamente e fora da data de validade, considerados como impróprios para consumo. Após a operação conduzida pelo Procon, o restaurante emitiu uma nota e disse que sempre trabalha dentro das diretrizes dos órgãos reguladores e fiscalizadores.
“Vale ressaltar que a operação aconteceu na hora em que a maioria dos alimentos estava sendo preparada e portanto já sem as suas etiquetas de validade. Cabe dizer, ainda, que em nenhuma hipótese trabalharíamos com produtos que pudessem colocar em risco a saúde dos frequentadores da casa. A nossa cozinha sempre esteve e estará a disposição dos nossos clientes”, diz a nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Madero
Considerado uma das maiores redes de hamburgueria do país, o Madero também foi alvo da operação. No local, segundo informações do portal O Dia, os agentes do Procon encontraram 12 kg de alimentos armazenados inadequadamente e sem data de abertura ou prazo de validade, além de baratas na cozinha.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● INSS libera aposentadoria antecipada por doença popular que atinge 11M de pessoas
● JH é paralisado com proibição da Anvisa às pressas contra produto mais amado das donas de casa
● Fim vital na Linha 1-Azul: Tarcísio anuncia mudança histórica no Metrô de SP
Procurado, o Madero enfatizou que, dos 12 kg de alimentos descartados, 9 kg eram de sal, porque estava “faltando a segunda marcação de data de validade, sendo que a primeira estava dentro do prazo de consumo”. Além disso, eles se pronunciaram em relação a dedetização e entregaram o certificado emitido pela Vigilância Sanitária.
“O Grupo Madero oferece um rigoroso programa de treinamento para a equipe, focado em práticas corretas de etiquetagem e armazenamento de alimentos. Reafirmamos nosso compromisso em garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos aos nossos clientes”, finaliza a nota.
Gula Gula
Nesse restaurante, a equipe descartou quase 3,5 kg de produtos também fora da validade e sem identificação. Por meio de nota, o Gula Gula informou que os insumos com datas fora da validade, entre um e dois dias de vencimento, e um produto sem a etiqueta de validade foram descartados, conforme orientação dos técnicos responsáveis.
“Com mais de 40 anos de funcionamento no Rio de Janeiro, o Gula Gula tem uma trajetória cuja seriedade, padrão de trabalho e atendimento são referências no setor. A marca sempre prezou pela qualidade da produção realizada diariamente em cada uma das oito lojas que mantém na cidade e nas duas que funcionam em São Paulo. Além de trabalhar com insumos da melhor qualidade, mantém treinamento constante das equipes de cozinha e visitas frequentes de supervisão”, declara o restaurante.
PRONUNCIAMENTO SHOPPING TIJUCA
O Shopping Tijuca informou que “colaborou com a ação do Procon Carioca”, e que “orienta seus lojistas de alimentação sobre a importância de se cumprir rigorosamente os protocolos de saúde, de acordo com as diretrizes dos órgãos competentes, para preservar o bem-estar de todos.”
Vale lembrar que atualmente todos os 3 restaurantes citados nessa matéria estão funcionando normalmente.
Como abrir uma reclamação no Procon?
Segundo informações do portal Idec, ualquer pessoa física ou jurídica que tenha adquirido um produto ou serviço de uma empresa pode recorrer ao Procon. Primeiramente, encontre o Procon estadual ou municipal da região onde reside. É possível abrir uma reclamação comparecendo a uma unidade presencialmente, ou pela internet ou telefone.
Em ambos os casos, tenha em mãos:
- Dados da empresa da qual deseja fazer a reclamação (nome, CNPJ, endereço)
- Todas as informações relativas ao produto ou serviço (nota fiscal, modelo, prints da compra)
- Provas das suas tentativas de resolver o problema com a empresa (protocolos de atendimento, conversações por e-mail, carta, etc).
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.