Uma verdadeira bomba aconteceu na indústria automobilística
Isso porque nesta terça-feira (27), a Volkswagen divulgou um comunicado que caiu como uma bomba, informando que a produção de veículos de carros será paralisada no Brasil.
As fábricas da Volkswagen são localizadas em São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP). A informação caiu como uma bomba, visto que o Governo Federal iniciou um programa de incentivo para a aquisição de carros populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Descanse em paz: O triste fim de carro AMADO e TRADICIONAL da Volkswagen, após encerramento de produções
Acontece que a medida ainda não surgiu efeitos positivos no setor. De acordo com informações do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), até dia 19 de junho, a média de vendas por dia de carros era de 6.285 entre leves e pesados, o que sinaliza a uma queda de 20,4% comparado ao mês de maio.
Na fábrica de São Bernardo do Campo, de onde saem os modelos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro, os colaboradores vão entrar em férias coletivas a partir de 10 de julho, durante 10 dias para os dois turnos de acordo com as informações da Volkswagen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, a planta de São José dos Pinhais (PR), está com contratos suspensos desde o dia 5 de junho em um turno. A previsão é que continue dessa forma cerca de cinco meses. Já o outro turno também está afetado desde a última segunda-feira (26) de acordo com informações do portal G1.
Por fim, a fábrica de Taubaté, de onde saem os modelos Polo, estão também passando por alterações, funcionando em regime de bancos de horas em todos os seus turnos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 31 de maio, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) já havia se manifestado que a Volkswagen tinha desistido de dispensar ou suspender os colaboradores da fábrica de Taubaté neste ano por causa do programa de incentivo à compra de carros populares do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a montadora alemã desistiu e definiu que não iria mais dispensar cerca de 800 funcionários da fábrica de Taubaté, onde atuam na planta aproximadamente 3 mil colaboradores.
QUANDO A VOLKSWAGEN CHEGOU NO BRASIL?
A história da Volkswagen do Brasil começou em 23 de março de 1953, em um armazém na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De lá, saíram as primeiras unidades do Fusca, montadas com peças importadas da Alemanha e apenas 12 empregados.