Milhares de mulheres que são apaixonadas por esse produto foram pegas de surpresa com proibição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Responsável pela segurança da saúde dos brasileiros, a Anvisa surpreendeu com uma proibição contra um produto que é número 1 no coração de muitas mulheres. Voltado para a estética, é uma substância muito popular, mas que se usada de incorreta, pode acarretar muitos problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter noção do quão delicado é o uso desse produto, no início do mês de junho, uma pessoa morreu após fazer um procedimento estético usando a substância. O caso levantou debate na comunidade média e a Anvisa achou mais prudente barrar sua comercialização.
Conforme informações do site da Agência Brasil, a Anvisa proibiu a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União no final de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que muitas pessoas usam fenol para fazer o famoso peeling, que é um procedimento que promove a regeneração celular do rosto. Basicamente, quem usa, fica com a pele mais jovem, tendo em vista que todo o rosto passa por uma regeneração.
O pronto preocupante é que esse produto já matou um homem. Ele usou o produto para fazer peeling fenol e teve reações adversas. A profissional foi acusada de não ter preparação adequada para fazer o procedimento estético e isso fez milhares de debates serem levantados. O que sabemos agora, é que a Anvisa mantém a proibição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota divulgadas no DOU, a Anvisa comentou sobre a decisão foi baseada na falta de artigos que comprovem a seguração do paciente: “uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”.
Ainda destacou por quanto tempo durará a proibição: “A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ANVISA FISCALIZA O QUÊ?
É dever do órgão regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Por conta disso, sempre que um produto como esse citado acima, surge oferecendo possíveis riscos à saúde, é dever do órgão suspender e esperar que ele se enquadre nos padrões esperados. Vale destacar que os procedimentos estéticos a base de fenol é muito popular entre as mulheres famosas do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE