Produto que mulheres estão amando usar é retirado hoje (11) pela Anvisa
Famoso produto que as mulheres estão amando usar nos últimos tempos acaba de ser retirado às pressas nesta quarta-feira (11), por decreto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Portanto, a instituição suspendeu o comércio, distribuição, fabricação, propaganda e uso de produtos das empresas PHD e Biometil, indevidamente regularizados como cosméticos, uma vez que são indicados para uso injetável, forma não autorizada para essa categoria de produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal O Tempo, a vigilância sanitária realizou inspeções conjuntas com os órgãos locais, e foram verificadas as irregularidades relatas e também as condições de fabricação dos produtos. Assim, a agência publicou duas resoluções suspendendo a produção e a comercialização, e a partir de hoje (11), os produtos estão proibidos para venda.
“Bioestimuladores de colágeno e preenchedores não são considerados cosméticos porque são utilizados em intervenções médicas que afetam a estrutura e a função da pele e dos tecidos subjacentes”, diz o dermatologista Lucas Miranda, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A agência verificou ainda que a empresa fazia divulgação desses produtos dessa forma, o que é totalmente irregular. “As ocorrências estão sendo investigadas pela Polícia Civil e pela Vigilância Sanitária para a adoção de todas as medidas necessárias”, disse, por meio de um comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a Anvisa acompanha desde o ano passado a prática irregular do uso de cosméticos como injetáveis, quando houve os primeiros casos de problemas graves envolvendo esse tipo de produto.
Segundo a agência, os produtos injetáveis com finalidade estética precisam ser regularizados como medicamentos ou como produtos para a saúde.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é importante alertar que produtos regularizados como cosméticos e com a descrição de “Uso Externo” na rotulagem não podem ser injetados em nenhuma parte do corpo, porque não foram desenvolvidos para essa finalidade e, assim, não têm a qualidade e segurança necessárias para serem usados de forma injetável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se o produto é certificado pela Anvisa?
Basta realizar a consulta pelo site oficial da agência. A consulta pode ser feita utilizando-se dados que são obrigatórios na rotulagem do produto, como: nome do produto, número do processo de regularização do produto ou número do CNPJ da empresa titular do produto.