Conheça os benefícios naturais de 3 ingredientes poderosos capazes de deixar os seus fios mais lisos de forma saudável e bem longe dos perigos da química e o formol das progressivas
Em busca de um cabelo liso e perfeito, muitas mulheres se submetem à diversos procedimentos que vão desde progressivas ao uso demasiado de chapinhas e secadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, apesar de serem bem práticas, as progressivas em geral possuem composições químicas muito fortes, que ao longo do tempo, podem vir a danificar os fios, deixando os mesmos ressecados.
Fora isso, o uso excessivo do calor causado por chapinhas e secadores também danificam os fios e, mesmo usando um bom protetor térmico, com o tempo o cabelo começa a cair e assumir um aspecto poroso e sem vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perigos do formol da progressiva
Um outro problema causado pelas progressivas é o ciclo de dependência que se cria.
O que acaba obrigando você a gastar cada vez mais tempo e dinheiro para manter os cabelos alinhados e visivelmente “hidratados”. Principalmente quanto a raiz do cabelo, uma vez que é a primeira coisa que começa a destacar conforme a progressiva perde o seu efeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, um dos componentes químicos usados em progressivas é o formol. Muito “queridinho” nos salões de beleza há muitos anos, o produto químico pode trazer inúmeros impactos negativos na saúde da pessoa que utiliza nos próprios cabelos ou no profissional que realiza o procedimento.
Inclusive a ANVISA permite apenas 0,2% de formol em cosméticos, mas jamais com o objetivo de alisamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o produto continua presente em diversas marcas que infringem a norma, mesmo sendo realizadas diversas denúncias para o órgão responsável pela vistoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal IOP, estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que o formol é um produto químico forte o suficiente para alterar o DNA e está relacionado ao aparecimento de tumores cancerígenos na região das vias aéreas, como nariz, boca, faringe, laringe e traqueia.
Vale destacar que o desenvolvimento da doença está relacionado diretamente à quantidade de anos que a pessoa utiliza o produto para o alisamento.
Além do câncer, o uso frequente do formol também pode causar reações alérgicas e doenças dermatológicas, como dermatite. P
Sendo assim, para evitar qualquer tipo de risco para a saúde é fundamental que as pessoas busquem outras alternativas para alisar o cabelo sem utilizar o formol.
Pensando nisso, separamos uma receita que fará você ficar bem longe das progressivas com formol e mesmo assim te ajudar a alcançar um liso da raiz às pontas em 20 minutos, com o uso da babosa e mais 2 ingredientes.
A babosa, uma aliada poderosa!
De acordo com o portal Ahoa Aloe, todo o poder de hidratação da babosa se deve à composição da Aloe vera, aquele gelzinho presente dentro da folha, cujo qual possui vitaminas B1, B2, B12, minerais, cálcio, magnésio, ferro, selênio e zinco, além de aminoácidos e ácidos graxos.
Isso porque a mucilagem presente nela consegue reter água. Ainda, em razão das suas qualidades antifúngicas e antibacterianas, ela também auxilia no combate à caspa, diminuindo a sensação de coceira.
Como 2 +2 são 4, a babosa com todos esses atributos acaba devolvendo o brilho e a maciez aos fios de forma natural, além de reduzir significamente o frizz, deixando o cabelo mais saudável.
Agora que você já sabe tudo sobre a babosa, vamos para nossa receita?
MAS ATENÇÃO! Conforme já orientado pela nossa profissional de Beleza, Giovana Misson, antes de fazer qualquer procedimento caseiro, a recomendação é que VOCÊ SEMPRE faça um teste antes para ver se terá alguma reação alérgica e, em casos mais críticos, é necessário a busca por um profissional da saúde.
Como preparar uma progressiva caseira com babosa?
Conforme exposto pela Rádio Jornal para essa receita você vai precisar de:
- Polpa de 2 folhas de babosa
- 1 xícara de chá de óleo de coco (pode ser substituído por leite de coco);
- 1/3 de xícara de chá de óleo de abacate
Modo de preparo:
- Bata a polpa da babosa, o óleo de abacate e o óleo de coco no liquidificador juntamente com quatro xícaras de chá de água morna, até ficar homogêneo.
- Transfira somente a quantidade que será utilizada em um recipiente de abertura larga. O resto pode ser armazenado em um pote devidamente higienizado.
MAS ATENÇÃO! Ele tem uma durabilidade de apenas 1 semana na geladeira.
Aplicação:
- Passe a receita de babosa nos fios molhados, da raiz às pontas e espere agir por cerca de 20 a 25 minutos no cabelo.
- Após esse período, enxague bem o cabelo primeiramente com água morna, e, em seguida, com água fria.