2 misturas queridinhas dos brasileiros foram notificadas pela Anvisa
Acontece que uma substância fatalhttps://www.otvfoco.com.br/agora/anvisa/ fez com que a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) emitisse um decreto barrando 2 marcas populares de carne e frango, que precisaram sair de circulação dos mercados.
As 2 proibições ocorreram em fevereiro de 2024 e causou espanto, visto que a carne e o frango são consideradas as principais misturas dos lares brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Substância fatal: A Anvisa decretou a proibição de 3 marcas populares de sal, queijo e salsicha de mercados
A carne bovina é rica em proteínas. Elas contribuem para melhorar a massa muscular, além de auxiliar na reparação dos ossos, pele e cartilagem.
Já o frango é uma proteína poderosa, que contém todos os aminoácidos fundamentais que precisamos através da alimentação. É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 587, de 09 de fevereiro de 2024, na qual o órgão fiscalizador proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote (13012024), fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026, do produto Carne congelada de bovino sem osso, da marca Cedro Alimentos, da empresa C M de Oliveira Ltda.
O motivo foi a detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca.
Apesar do recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE FRANGO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
A Anvisa através da Resolução-RE Nº 587, de 09 de fevereiro de 2024, suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.
Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos.
A Escherichia coli também pode causar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
Apesar do recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.