Proibição da ANVISA e flagra do Procon: 4 gigantes das carnes são LACRADOS ao terem nojeira descoberta
14/05/2024 às 10h38
4 açougues tiveram a lacração decretada, após flagra do Procon e ordem da Anvisa, com diversos alimentos em condições impróprias
Na última segunda-feira (13), o Procon seguiu as regras da Anvisa e se viu abrigado a descartar quase 500 quilos de carnes. Isso porque estavam em condições precárias, por conta de todas as nojeiras encontradas nos estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o portal ‘Estado de Minas’, na semana entre o dia 6 e 10 de maio, o Procon do estado apreendeu cerca de 425 mil quilos de carne imprópria para consumo. Os estabelecimentos ficam situados em Araguari, no Triângulo Mineiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação foi em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar de Minas Gerais. Os órgãos fiscalizaram 46 estabelecimentos, sendo 22 açougues e 4 deles interditados de maneira imediata.
O estado em que encontraram as carnes estava bastante nojento e por conta disso descartaram o alimento. Certamente ingerir esses produtos poderiam trazer um grave risco à saúde de todos os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Haverá uma nova fiscalização
Todos os estabelecimentos, como o caso desses açougues, que passam pelo fechamento ou alerta do Procon, Vigilância Sanitária ou Anvisa, tem um tempo até que se adequem e corrijam todos os problemas citados.
Portanto, o primeiro fechamento é somente temporário. Mas caso os problemas sigam, na nova fiscalização que realizarão em breve, o local tem seu fechamento decretado de maneira permanente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Como não houve a divulgação do nome dos locais, não se sabe a posição de cada um dos donos dos açougues e se já começaram a corrigir os problemas encontrados. Portanto, caso você seja morador de Araguari, compre carne em locais confiáveis e seguros, para não ter risco de problemas de saúde.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos que chegam aos consumidores, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999. Ela impõe diversas regras e normas que todos os estabelecimentos precisam seguir.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: