CHOCANTE
Vai dar diarreia: Anvisa faz proibição contra alimento popular n°1 das donas de casa e retira de mercados
10/07/2024 às 19h26
A Anvisa exerce o poder de órgão fiscalizador, mantendo um compromisso com a saúde dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, onde identificado algum risco, os produtos são barrados
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa realizou a proibição contra alimento popular e n°1 das donas de casa, solicitando que o mesmo fosse retirado dos supermercados. Um dos motivos foi por causa de uma contaminação química e física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse tipo de contaminação pode se apresentar por causa de bactérias, fungos, parasitas e vírus. Todos os anos, milhares de pessoas sofrem por infecções alimentares oriundas de bactérias, como Salmonella, E. coli enterohemorrágica (EHEC) e Campylobacter.
Essas contaminações podem provocar sintomas como febre, dores de cabeça, náusea, vômitos, dores abdominais, diarreia, debilitação e até morte em casos mais graves, visto que cada organismo pode reagir de uma forma diferente de acordo com informações do portal Neo Prospecta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O produto contaminado trata-se de uma famosa marca de farinha. Esse alimento é fonte de fibras solúveis e beta-glucana, o que ajuda na redução dos níveis do colesterol ruim no sangue. A farinha age como uma esponja que absorve a gordura, equilibrando as taxas de colesterol e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
No dia 04 de janeiro de 2024, de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a marca de farinha Panko, indicada para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação. A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi retirado dos supermercados. A medida contra a empresa, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido pela mesma.
Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população, conforme citamos acima.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de câncer: Jornal da Globo confirma interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres
● “Suspensão”: Anvisa proíbe produto popular no Brasil e JN confirma ordem urgente da Receita Federal
● 100kg de carne podre: A interdição da Anvisa contra açougue e padaria tradicional em SP por flagra nojento
Vale pontuar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado, mostrando o seu compromisso e zelo com os clientes.
A EMPRESA SE MANIFESTOU?
No site oficial da empresa Alfa Alimentos, a mesma enviou um alerta aos seus consumidores. “A indústria alimentícia Alfa ltda informa aos consumidores que o produto mistura flocada para empanados (panko), da marca alfa alimentos, com a data de validade 25/11/2024, conteúdo líquido 1.000 g em embalagem plástica, será recolhido do mercado consumidor”, iniciou a nota.
“Esta medida decorre do fato que a produção deste produto ocorreu em um momento em que nossa fábrica estava passando por reformas estruturais para adequação à legislação vigente. Solicitamos aos consumidores que possuam esses produtos que entrem em contato com a indústria alimentícia alfa ltda para que seja agendada a sua substituição”, destacou a empresa dando orientações aos consumidores.
“A troca será realizada sem custos adicionais, como parte do nosso compromisso com a satisfação e segurança do cliente. é importante destacar que, embora não tenhamos identificado evidências de contaminação nos produtos afetados, existe a possibilidade de risco à saúde dos consumidores. a produção durante as reformas estruturais poderiam potencialmente levar a contaminações químicas ou físicas do produto, o que pode acarretar riscos variados à saúde”, informou a fabricante da marca de farinha na época.
Desse modo, a empresa deixou o telefone (11) 5524-8817 disponível para maiores esclarecimentos ou para os clientes agendarem a substituição dos produtos. Com esse comunicado, ele demonstra o respeito e zelo pelos seus clientes.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]