Alerta
Vômito e diarreia: A proibição da Anvisa contra marca de colágeno amada das mulheres e comunicado de risco
08/07/2024 às 9h20
Um produto muito utilizado pelas mulheres sofreu uma proibição da Anvisa por conta dos riscos gerados aos consumidores. Assim, teve que sair de circulação nos mercados e chocando a todos com o risco
A Anvisa proibiu uma marca de colágeno amada pelas mulheres, em outubro de 2023, por conta de graves problemas à saúde. Isso porque seu uso podia causar vômitos e diarreias nos consumidores e teve que rapidamente sair das prateleiras dos supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Portanto, quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
Durante o Jornal da Band, no dia 4 de novembro de 2023, uma grande empresa de suplementos alimentares teve a venda de 6 lotes suspensas. O comunicado foi através do âncora Eduardo Oinegue, que pegou a todas as mulheres de surpresa com a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Uma grande empresa de suplementos alimentares teve a venda de seus produtos suspensas pela Anvisa. A suspeita: usar fertilizantes na fórtuma”, destacou o jornalista. A empresa em questão é a marca Fitoway, da empresa Rhomicron Indústria e Comércio Ltda.
A medida se deu no dia 30 de outubro de 2023, de acordo com o portal da própria Anvisa. Isso porque a empresa acabou utilizando produtos que podiam gerar riscos aos seus consumidores, causando diarreias e vômitos. Diante desse cenário, a Anvisa emitiu um comunicado, alertando a todos sobre as precauções que deveriam ter a partir daquele momento e se tinham o produto em casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado da Anvisa
“O que ocorreu foi que, por uma não conformidade na homologação de um lote do ingrediente sulfato de zinco, o laboratório fará o recall dos produtos que o contenham. O fato foi o uso do ingrediente sulfato de zinco, cuja empresa fornecedora do ingrediente não possui em seu CNAE”, destacou o órgão.
“Não foi apresentado a licença sanitária, o que resultou na produção de produtos com desvio de qualidade”, finalizou a Anvisa no comunicado de risco, causando um certo desespero em todos que estavam com posse do produto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Qual o comunicado da Fitoway?
Diante desse cenário, a Fitoway emitiu uma nota oficial, informando que retirariam os lotes de maneira voluntária e enviaria de volta ao endereço da fabricante: “Estamos aguardando a aprovação do comunicado de Recall pela ANVISA, e tão logo aprovado divulgaremos nas páginas eletrônicas e mídias sociais, conforme legislação vigente”.
Por fim, reforçou o compromisso que tem com a sociedade: O Laboratório Fitoway reitera que a seriedade, a responsabilidade e o compromisso com a qualidade é rotina diária, sempre com o comprometimento em fabricar produtos de qualidade”.
Atualmente a marca Fitoway segue com todas as forças no mercado e com seus produtos sem nenhum risco para quem os consome.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: