A Anvisa está sempre atenta aos produtos que chegam aos lares dos brasileiros e mais um produto popular foi barrado pelo órgão fiscalizador
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz proibição contra creme dental Colgate Clean Mint em todo o país.
A medida foi tomada após o recebimento de relatos sobre reações adversas do produto em consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal G1e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em Anvisa, detalha agora o motivo da proibição.
O órgão fiscalizador determinou nesta quinta (27) de março de 2025, a suspensão do creme dental citado acima.
QUAL O MOTIVO DA PROIBIÇÃO DO CREME DENTAL PELA ANVISA?
De acordo com a Anvisa, foram 8 reclamações registradas, envolvendo 13 reações adversas associadas ao uso do creme dental. Entre os principais sintomas, estão:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- Sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
- Boca seca;
- Gengiva irritada;
- Vermelhidão;
O creme suspenso trata-se de uma nova versão de uma das pastas mais populares da marca, a Colgate Total 12. A marca tinha realizado mudança na fórmula e também no nome do produto.
Ocorre que rapidamente ao ser informada sobre a proibição, publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (27), a empresa se manifestou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COLGATE SE MANIFESTOU?
A Colgate entrou com um recurso e conseguiu liberar a comercialização do creme dental do modelo Colgate Clean Mint na noite desta quinta (27).
A marca pontuou que seu compromisso é com a qualidade e segurança de seus produtos de acordo com nota enviada ao portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto”, diz a marca Colgate.
A empresa conseguiu na Justiça que as vendas do produto fossem liberadas imediatamente.
“Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto”, destaca a empresa.
HÁ RISCO DE SAÚDE?
Desse modo, a Colgate tratou o caso como excepcional, onde apenas alguns usuários tiveram sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores.
Sendo assim, o produto não oferece riscos à saúde, de acordo com a empresa, que é referência em sua área de atuação.
“Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores”, finalizou a Colgate.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, a Clean Mint, uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da Colgate Total 12 foi barrada pela Anvisa.
- Desse modo, a empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome. Porém, ocorreu alguns relatos de consumidores com reações adversas.
- Sendo assim, a marca se manifestou e garantiu a eficácia do produto, além de conseguir a liberação para voltar a comercializar a pasta de dente.
AFINAL, PARA QUE SERVE O CREME DENTAL COLGATE CLEAN MINT?
De acordo com o site oficial da marca, a pasta de dente Total Clean Mint serve para proporcionar uma limpeza bucal completa.
Além disso, a mesma serve para proteger contra cáries e fortalecer o esmalte dos dentes. Contudo, ele também ajuda a combater o mau hálito, a placa dentária e o tártaro.
“Desse modo, veja matéria completa sobre denúncia contra nº1 das donas de casa acende alerta da ANVISA em Campinas, SP”.