Alerta

Risco de morte: A proibição às pressas da Anvisa contra marca de doce amada e arrancada dos mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A proibição da Anvisa contra marca de doces amada (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma marca de doce querida pelos brasileiros teve a proibição determinada pela Anvisa por conta de um risco de morte. Portanto, precisou sair às pressas das prateleiras dos supermercados

Uma marca de doces amada pelos brasileiros teve a proibição decretada pela Anvisa, no dia 4 de dezembro de 2023. Isso porque seus produtos apresentavam uma falha, que poderia levar até mesmo algumas pessoas a morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Assim, quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o portal ‘Capital’, do Governo de São Paulo, através da Resolução-RE N° 4.630, do dia 4 de dezembro de 2023, a Anvisa atuou contra o amendoim japonês da marca Canaã. Nela proibiu a comercialização, distribuição, propaganda e o uso do alimentos da empresa Ronaldo de Souza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o site, a medida se deu por conta da ausência da advertência na rotulagem alertando sobre a presença de soja e trigo em sua composição. Isso porque os alérgicos não teriam essa informação explícita e poderiam ingerir o alimento. Dependendo do grau de alergia da pessoa, se demorar muito tempo para cuidar, pode levar até a morte.

É por lei obrigatório que todos os alimentos tenham de forma bem clara aquilo que pode ter um alto risco de alergia. Como por exemplo lactose, trigo, soja, mesmo o alimento sendo designado para aquilo, precisa conter a informação, como uma caixa de leite expor aos alérgicos que contém lactose.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desse cenário, todos os lotes do amendoim japonês da marca Canaã acabaram sendo retirados às pressas das prateleiras dos supermercados. A ideia, nesses casos, é sempre ter o menor número de pessoas possíveis atingidos pela falha da fabricante.

Situação atual da empresa.

Durante uma pesquisa online pelos principais supermercados, não encontrou-se nenhum produto de amendoim japonês da marca Canaã. Há diversas outras marcas para escolha, mas esta em específica não estava disponível para a venda.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a empresa possui uma página no Instagram, mas sua última postagem aconteceu em julho de 2023, 5 meses antes da intervenção da Anvisa diante de seu produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento não houve nenhuma nota oficial por parte da empresa, mas o espaço permanece aberto para que ela possa expor as suas versões dos fatos e quem sabe retornar aos grandes supermercados.

Quando criaram a Anvisa?

A Anvisa, uma das principais responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999. Desde então, ela emite o alerta dos produtos impróprios para todos os consumidores.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile