CHOCANTE

Inseto e pelo de rato: A proibição da ANVISA contra rival da Knorr, retirada de mercados e situação hoje (10)

10/10/2023 às 21h48

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Logo da Anvisa e Knorr (Foto: Reprodução / Internet)

Marca de produto foi proibida pela Anvisa

Conforme normativa exposta no site oficial da Anvisa e publicada pelo portal GOV.br do Ministério da Saúde, a empresa reguladora fez proibição contra rival da Knorr, solicitando a retirada de mercados por conter em seu produto inseto e até pelo de rato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações divulgadas pelo portal R7, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização e distribuição da canela moída da marca Pirata e solicitou o recolhimento de um lote do produto após constatar a presença de fragmentos de insetos e de pelo de roedor.

SAIBA MAIS! Risco à saúde e venda proibida: A marca de leite arrancada dos supermercados pela ANVISA em 2023

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Vilma Alimentos fabrica produtos semelhantes ao da empresa Knorr, que também produz caldos, misturas de sopas desidratadas e condimentos.

Já a Vilma Alimentos, além de misturas, caldos, molhos e temperos, a empresa também é consolidada na fabricação de massas, refrescos, biscoitos e achocolatados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a empresa não está livre de ter alguns imprevistos como toda grande rede alimentícia. De acordo com decisão publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de julho de 2022, o órgão regulador destacou que, em análise fiscal feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), foram encontrados seis fragmentos de insetos.

Anvisa autoriza testes envolvendo a técnica que combate o câncer no sangue - Foto: Reprodução/Internet

Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)

Ocorre que isso é um indicativo de falhas de boas práticas de fabricação, onde foram encontrados quatro fragmentos de pelo de roedor e matéria estranha que indica risco para consumo, muito acima do permitido.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No texto, a Anvisa destaca que as substâncias foram encontradas em tubos de 40g do lote 549534ZS, com validade em 14/06/2023. Os fragmentos infringiram o inciso IV do art. 48 do Decreto-Lei nº 986 e art. 4º, 5º e 6º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 623.

Anvisa proibiu venda de tempero em pó (Foto: Reprodução / Internet)

Anvisa proibiu venda de tempero em pó (Foto: Reprodução / Internet)

QUAL A SITUAÇÃO HOJE?

Na época da reportagem, a empresa não tinha se manifestado para o portal R7. Porém, a situação desta terça-feira (10) de outubro de 2023, é que a Vilma Alimentos emitiu um comunicado oficial em seu site, se explicando para os seus clientes e informando que a situação se enquadrou em um caso isolado.

“A empresa vem a público informar que, em cumprimento à Resolução da ANVISA RDC no 655, de 24 de março de 2022, comunica o recolhimento voluntário e solicita aos clientes e consumidores que receberam a especiaria da marca Pirata – Canela Moída, Lote 549534ZS, validade 14/06/2023, recolham o referido lote”, iniciou o comunicado.

“A Domingos Costa, conhecida no mercado por sua qualidade e o compromisso de fornecer ao consumidor produtos seguros, informa que neste lote da especiaria Canela Moída, apresentou resultado insatisfatório”, prosseguiu.

“Recomendamos aos nossos clientes que possuam produtos dos lotes mencionados, por favor, entrem em contato imediatamente pela central de atendimento ao cliente… O recolhimento não representará nenhum custo aos clientes e consumidores destinatários desta mensagem”, garantiu a empresa.

Por fim, a Vilma Alimentos destacou que “todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir a segurança dos consumidores, um compromisso nosso com os nossos clientes”, concluiu o comunicado.

Por ser um caso isolado, a empresa segue em atividade produzindo produtos de alta qualidade para os seus clientes e sempre atenta e seguindo as exigências da Anvisa.

Comunicado foi publicado no site oficial da Vilma Alimentos (Foto: Reprodução / Internet)

Comunicado foi publicado no site oficial da Vilma Alimentos (Foto: Reprodução / Internet)

Anvisa
canela moída
comunicado anvisa
Knorr
marca Pirata
Vilma Alimentos

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.