Alerta
Salsicha, café e +1: As 3 proibições da Anvisa de alimentos amados dos brasileiros e retirada dos mercados
19/06/2024 às 9h10
A Anvisa teve que intervir por conta de problemas apresentados em alguns alimentos amados dos brasileiros
A Anvisa emitiu 3 alertas, no mês de dezembro, em que culminou na proibição de 3 alimentos amados dos brasileiros. Por mais que seja algo mais comum do que imaginamos, sempre choca os clientes da marca
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
Assim, de acordo com o portal do governo de São Paulo, no dia 4 de dezembro de 2023 a Anvisa proibiu um lote de salsinha da marca Carrer Alimentos. O lote foi em específico o 18/10/23A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No comunicado, o órgão determinou o recolhimento voluntário do alimento dos supermercados. A medida se deu por conta de uma contaminação por Listeria monocytogenes, causando risco aos consumidores.
Vale lembrar que este foi um caso isolado da marca e suas salsichas estão disponíveis nos supermercados, sem problema algum aos consumidores. A marca não se pronunciou sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Café
Ainda em dezembro de 2023, mas agora no dia 11, a Anvisa publicou a Resolução n° 4.735, em que proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e uso de alguns produtos da marca CBD Café Blends do Brasil.
Segundo o portal da prefeitura de SP, A medida foi por conta da utilização de ingredientes não autorizados em alimentos, contrariando a definição de café. Além disso também realizaram alegações terapêuticas para doenças graves em propagandas, nada comprovado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
A marca realizou o recolhimento de todos esses produtos dos supermercados, solucionou todos os problemas e agora atua normalmente nas vendas. Assim como a anterior, também não comentaram sobre o caso.
Veja a lista dos produtos afetados na época:
Purê
Por fim, ainda segundo o portal do governo de SP, no dia 15 de dezembro de 2023, a Anvisa teve que intervir em alguns produtos de purê de frutas orgânicas, da marca Ama Time.
Na Resolução n° 4.802 ela proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos por conta de que não possuíam registro sanitário obrigatório. Além disso, também não tinham a garantia de qualidade satisfatória que os alimentos voltados as crianças devem ter.
Os lotes afetados foram:
- Purê de frutas orgânicos, Marca Ama Time – Pura Manzana Pera (Purê de Maça e Pera);
- Purê de frutas orgânicos, Marca Ama Time – Pura Manzana (Purê de Maça);
- Purê de frutas orgânicos, Marca Ama Time – Pura Manzana e Arándano (Purê de Maça e Mirtilo).
Assim como as anteriores, a empresa também não se manifestou na mídia sobre o caso e hoje em dia a empresa resolveu as pendências e segue na ativa no mercado.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos que chegam aos consumidores, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: