Alerta
Substância fatal: A proibição às pressas da Anvisa contra tempero popular, retirado de todas as prateleiras
27/08/2024 às 9h19
A Anvisa agiu às pressas para proibir um tempero muito utilizado nos alimentos, por conta de uma substância fatal aos consumidores. Sempre fique atento em todos os alertas emitidos pelo órgão
Um tempero muito utilizado pelos cozinheiros acabou enfrentando uma proibição da Anvisa, em fevereiro deste ano. Isso porque apresentou uma substância fatal em sua composição, o que gerou um grande risco de saúde para os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o próprio portal da vigilância sanitária, a Anvisa enviou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024. Assim proibiu a comercialização, uso, distribuição e propaganda de um tempero bastante popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do lote nº 0892308, do produto Pimenta-do-reino preta moída pura, da marca Fã, que é da empresa Junco Industria e Comércio Ltda. Portanto, todos os produtos com esse número de lote passaram por um recolhimento dos mercados com urgência.
Ainda segundo o site, a medida se deu por conta de um resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli. O laudo realizado pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar, podendo até mesmo se estender para uma grave infecção e levar até mesmo à morte, em situações mais delicadas.
Já a Escherichia coli também é uma bactéria, mas que traz sintomas diferentes. No caso dessa, as mulheres são as principais atingidas, já que a bactéria é causadora do trato urinário, ou seja, uma infecção urinária que geralmente afeta mais as mulheres.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Situação da empresa e do produto
Vale ressaltar que apenas o lote citado teve a interferência da Anvisa, portanto todos os demais produtos da marca estão sendo comercializados sem problema algum. Porém, após algumas pesquisas em sites on-lines de grandes supermercados, o produto aparece como indisponível, o que leva a crer que ainda esteja enfrentando alguma dificuldade.
A Junco Industria e Comércio Ltda segue aberta e comercializando seus produtos, com um site oficial ativo. Nele aparece a Pimenta-do-Reino Preta Pura, mas quando se pesquisa nos supermercados, está como indisponível ou sem estoque.
Apesar de tudo isso, não foi encontrada nenhuma declaração da empresa a respeito do ocorrido. Claro que o espaço segue aberto para que a empresa possa dar a versão de seus fatos e quem sabe esclarecer o ocorrido.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos que chegam aos consumidores, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: