ALERTA!
Vai dar diarreia: Proibição da ANVISA contra queijo nº1 das donas de casa retira tudo de mercados por flagra
21/07/2024 às 6h00
Queijo popular dos supermercados acabou tomando proibição severa da ANVISA após grave contaminação capaz de causar diarreia e demais problemas de saúde após seu consumo
O queijo, além de ser um laticínio delicioso, é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ele contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12. Não é a toa que esse alimento pode ser consumido em dietas voltadas para uma alimentação balanceada.
Em quase todos os lares ele está presente e costuma ser consumido em vários momentos do dia, principalmente pelas manhãs. Porém, uma marca muito famosa acabou sofrendo uma proibição da ANVISA após ser comprovado pela autarquia o risco de contaminação pelo seu consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da marca Minerbom, pertencente a empresa Laticínio Mineiro Limitada, que de acordo com o portal CNPJ.Biz, está no mercado desde 1986.
O fato ocorreu em março de 2023, quando a autarquia baixou uma proibição em um lote de produto específico de uma das sua linha de queijo mais amadas e considerada nº1 para muitas donas de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição
De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 736, publicada no dia 07 de março daquele ano, foi decretada a proibição, comercialização, distribuição, fabricação, bem como comerciais e uso do produto Queijo tipo Mussarela da marca.
Essa medida foi executada graças a notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA nº. 59807271/2023, que referendou a determinação de interdição cautelar do produto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
A principal denúncia é pelo uso indevido do número de registro do SIF 3085 pertencente a outra empresa – Laticínios Paladar Mineiro LTDA ME;
Também foi constatado a falta do registro no órgão de agricultura competente; e a não veiculação das informações que possibilitem a identificação adequada do produtor.
Visto que o rótulo consta a Fábrica de Laticínios Mineiro LTDA, Via acesso km 02 – Pontes e Lacerda – MT, CEP: 78.250-000, CNPJ: 01.892.702/0001-90.
Porém, essa origem e local de produção são desconhecidos, caracterizando a clandestinidade da produção, o que pode apresentar sérios riscos à saúde, afinal de contas, sem uma procedência adequada o produto PODE apresentar características inadequadas para consumo humano.
Isso sem falar que, a depender dessa mesma procedência, o produto pode conter ingredientes impróprios e até mesmo a falta de uma garantia de boas práticas.
Essas mesmas boas práticas, além da higiene propriamente dito, ainda garante um controle maior de bactérias que podem constar em laticínios e evitar reações no organismo como:
- Diarreia
- Vômito
- Infecção intestinal
- e mais …
Qual a situação da Minerbom agora?
De acordo com apurações feitas pelo Tv Foco, ao pesquisar a marca Minerbom, não se encontra os produtos a venda em NENHUMA loja ou site e-commerce disponível da internet.
VALE DESTACAR QUE ATÉ o momento, NENHUMA declaração oficial da empresa mencionada, foi feito, porém o espaço permanece em aberto para que ela exponha a sua versão dos fatos.
Um fato constatado também é que, ao pesquisar pelo CNPJ apontado pela ANVISA acima, ele consta com situação cadastral INAPTA, que de acordo com a própria lei, pode significar que a empresa não declara os impostos há mais de dois anos (Inaptidão – Lei 11.941/2009 Art.54)
Temos que mencionar também que a empresa também está declarada como baixada. Para quem não sabe o CNPJ pode ser baixado por uma série de situações, inclusive a pedido do próprio empresário, caso tenha decidido fechar a empresa, configurando a sua NÃO existência no mercado.
Como podem ver na imagem abaixo:
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.