Alerta
Substância fatal: A proibição da Anvisa contra tempero popular das donas de casa e retirada às pressas
19/07/2024 às 9h20
A Anvisa se viu obrigada a proibir um tempero muito utilizado pelas donas de casa, por conta de grande risco aos consumidores. Assim, precisou da retirada urgente dos supermercados
A Anvisa se viu obrigada a intervir sobre um tempero muito popular das donas de casa, na primeira quinzena de fevereiro deste ano. Isso porque apresentou a presença de uma substância fatal e teve que ter todo o lote arrancado das prateleiras dos supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o próprio portal da vigilância sanitária, a Anvisa enviou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024. Assim proibiu a comercialização, uso, distribuição e propaganda de um tempero bastante popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do lote nº 0892308, do produto Pimenta-do-reino preta moída pura, da marca Fã, que é da empresa Junco Industria e Comércio Ltda. Portanto, todos os produtos com esse número de lote foram recolhidos dos mercados com urgência.
Ainda segundo o site, a medida se deu por conta de um resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli. O laudo realizado pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação da empresa
Vale ressaltar que apenas o lote citado teve a interferência da Anvisa, portanto todos os demais produtos da marca podem ser comercializados sem problema algum.
Porém, após algumas pesquisas em sites onlines de grandes supermercados, o produto aparece como indisponível, o que leva a crer que ainda esteja enfrentando alguma dificuldade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carne de cachorro: ANVISA determina fechamento urgente de açougue após nojeira
● Infestação de baratas: Jornal da Band confirma fechamento histórico de 4 restaurantes após proibição da Anvisa
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
Apesar de tudo isso, não foi encontrara nenhuma declaração da empresa Junco Industria e Comércio a respeito do ocorrido. Claro que o espaço segue aberto para que a empresa possa dar a versão de seus fatos e quem sabe esclarecer o ocorrido.
O que é Salmonella e Escherichia coli?
Para quem não sabe, a Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar, podendo até mesmo se estender para uma grave infecção e levar até mesmo à morte, em situações mais delicadas.
Já a Escherichia coli também é uma bactéria, mas que traz sintomas diferentes. No caso dessa, as mulheres são as principais atingidas, já que a bactéria é causadora do trato urinário, ou seja, uma infecção urinária que geralmente afeta mais as mulheres.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: