ESCÂNDALO

Leite contaminado e proibição às pressas: Anvisa derruba 5 marcas rivais da Parmalat com alerta urgente

Anvisa precisou agir às pressas contra empresa (Foto: Divulgação)

Anvisa precisou agir às pressas contra empresa (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Vigilância Sanitária, os produtos teriam vindo de uma mesma fábrica, nos Estados Unidos, levantando suspeitas após a contaminação de bebês

Um ação da Anvisa chamou atenção para uma lista de alimentos, rivais da Parmalat, que vinham sendo comercializados no Brasil. Para quem não acompanhou, o órgão retirou as mercadorias de circulação, após apontar irregularidades na composição.

Essa ação aconteceu em 2022, mas se estendeu também a alguns dos lotes posteriores, atingido pelo menos cinco marcas populares. Todas elas eram produzidas em uma fábrica na América do Norte, sendo distribuídas para comerciantes do mundo todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcas de leite contaminado foram produzidas nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Segundo a SincoFarma, a proibição foi contra algumas linhas de leite em pó infantil, após a internação de 4 bebês e uma morte. O alerta também foi feito por outras instituições de inspeção fora do país, onde as marcas tinham grande popularidade.

Os produtos em questão eram dos selos Human Milk Fortifier, Similac, PM 60/40, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition. A companhia fica na cidade de Sturgis, na Dakota do Sul, nos Estados Unidos, onde foi detectado uma bactéria nociva nas formulações.

“A flora bacteriana habitual pode agir como um patógeno. Elas podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas, ou toxinas, ao invadirem tecidos ou ambos. Algumas podem desencadear inflamações que podem afetar o coração, os pulmões, o sistema nervoso, os rins e o trato gastrointestinal”, aponta o Manual MSD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Anvisa, as numerações dos lotes em questão começavam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2. Após a repercussão do assunto, não foram encontradas manifestações da empresa norte-americana que recebeu o alerta.

No Brasil, a Parmalat, que já foi líder no setor, se envolveu em um problema diferente. De acordo com o Uol, a companhia alimentícia teve sua falência declarada em 2003 e, desde 2011, virou uma subsidiária do grupo francês Lactalis. Em 2019, o grupo obteve o controle total da empresa, que voltou a ser vendida nos supermercados nacionais.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bactéria no leite teria causado internações e a morte de um bebê (Foto: Divulgação)

Qual o trabalho da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. As denúncias podem ser feitas através do número 0800-642-9782.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile