2 mil litros no lixo e proibição da ANVISA : A retirada urgente da 5º maior marca de leite dos mercados do Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/06/2024 12h28

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Leite, imagem de proibido, mulher com dor de barriga e Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva/ / Marcelo Camargo)

Anvisa determinou a retirada de leite dos mercados após analise

No dia 16 de maio de 2023, a Anvisa retirou três lote da 5º maior marca de leite dos mercados do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 04, iremos relembrar a proibição da agência e até os dois mil litros jogados no lixo.

O leite está diariamente presente na vida de milhares de brasileiros. Desse modo, é comum que cada um possua a sua preferência pelas marcas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, não é novidade para ninguém que algumas empresas são mais destaque, como Netlê, Italac, Aurora, Vigor e Natville.

No ano passado, a marca Natville teve problemas com três lotes de leites fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o portal oficial da Vigilância, os lotes afetados foram:

  • Leite UHT integral;
  • Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
  • Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).

A a Resolução RE 2.146, de 15 de junho de 2023 apontou o recolhimento voluntário desses produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a empresa Laticínios Santa Maria produziu os lotes sem a devida autorização do Ministério.

De acordo com o portal oficial da Anvisa, os produtos continham informações errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a inspeção constatou que os alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.

Fato que representava graves riscos por contaminação entre outros fatores preocupantes à saúde humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RETIRADA

Após a determinação da Anvisa contra esses lotes da marca Natville, mais apreensões ocorreram envolvendo os leites da marca.

No dia 25 de julho de 2023, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital.

De acordo com o portal oficial da Prefeitura de Maceió, o produto estava inadequado para o consumo.

Desse modo, para proteger a saúde dos consumidores, a Vigilância Sanitária de Maceió retirou os produtos do comércio.

“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu. Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”, disse Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió.

Durante a fiscalização, houve interdição cautelar de 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição.

Estoque Natville (Foto: Reprodução / Cortesia)
Estoque Natville (Foto: Reprodução / Cortesia)

PRONUNCIAMENTO

Na época, a Natville emitiu um comunicado sobre os lotes afetados e reforçou o cuidado para manter a qualidade e segurança na fabricação dos produtos.

“Em respeito aos clientes e consumidores, a Natville informa que vem tomando as providências para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e comunica que todas as suas fábricas estão funcionando plenamente e em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura”, iniciou a nota, que continuou:

“Esclarecemos que as inconsistências decorreram de operações num setor novo na unidade da Nossa Senhora da Glória [SE], que estava em fase de licenciamento. Porém, neste momento a empresa opera plenamente regulamentada”, afirmou a nota.

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)

SITUAÇÃO ATUAL

A medida da Anvisa atingiu apenas os lotes citados. A marca Natville já regularizou a sua situação e está sendo comercializada de acordo com as normas da agência.

POR QUE A NATVILLE É IMPORTANTE?

A Natville foi fundada em 1996 com sede no município de Nossa Senhora da Glória. Desde então, ela tornou-se uma das maiores produtoras de leite, queijo, manteiga e outros.

A marca é uma das maiores do país, seguida da Netlê, Italac, Aurora e Vigor. A marca se destaca por conta de seus produtos de qualidade.

Além de estar presente na vida de milhares de brasileiros, a marca é fundamental para a economia do país, uma vez que gera milhares de empregos.

COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?

A agência é fundamental para garantir a qualidade dos produtos para os consumidores. Mas, poucos sabem como fazer uma denúncia sobre algum produto.

Para realizar uma denúncia, a Anvisa recomenda entrar com a Vigilância Sanitária de seu município ou com a própria agência mesmo, por meio da Ouvidoria.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.