Interdição urgente contra açougue diante de escândalo
Um escândalo em Campo Grande deixou a população local em choque. Isso porque o proprietário de um açougue, localizado no Bairro Guanandi, foi preso depois que policiais da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) foram ao local e encontraram carne podre e frios fora do prazo de validade, além de alimentos proibidos pela Anvisa.
O caso ocorreu em setembro de 2023, e segundo as informações divulgadas pelo portal do ‘Jornal Midiamax’, o proprietário do açougue foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) para passar por audiência de custódia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme as informações obtidas pela fonte, foram apreendidas mais de cinco toneladas de alimentos impróprios para consumo humano. No local, foram encontradas vários tipos de carnes podres, fora do prazo de validade e mortadela vencida há três anos.
Também foram encontrados queijos importados da Argentina, que são proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Ministério da Agricultura. Além disso, o açougue estava com alvará vencido desde 2021 e não tinha boas práticas de higiene, segundo relatou o delegado da Decon, Reginaldo Salomão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O açougue havia sido interditado pelo Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) na semana anterior ao fato, no entanto, o proprietário desobedeceu à ordem de interdição e continuou o atendimento ao público, até a data em que local foi fechado por policiais da Decon.
Qual o papel da Anvisa?
A Anvisa desempenha um papel crucial no sistema de saúde brasileiro, sendo responsável por regulamentar e fiscalizar produtos e serviços que impactam a saúde da população. Sua atuação abrange desde a análise e aprovação de medicamentos até a regulação de alimentos, cosméticos, saneantes e outros produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE