Vigilância Sanitária fez apreensão em produto famoso que pode causar até morte
A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ou seja, ela produz e regulamenta as leis que os estabelecimentos devem seguir de acordo com a ordem de higiene sanitária.
Apesar disso, não é a Anvisa que faz a fiscalização e apreensão no local em que os produtos normalmente são apreendidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, as autoridades seguem as legislações da Anvisa, como nesse caso, para precisar fazer a apreensão e proibição da venda dos produtos.
De acordo com informações do G1, cerca de 20 toneladas de queijo foram apreendidas em um laticínio de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, nesta terça-feira (23). No estabelecimento, que fica no Bairro Morada da Serra, foram encontrados produtos vencidos, embolorados e sem prova de origem.
Segundo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o centro de distribuição e processamento da empresa Queijo Minas Nata de Araxá usava selos de inspeção falsos com dados de outras pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o produto era comercializado com inconsistências na identificação do alimento e das notas fiscais, o que impede que os órgãos responsáveis confirmem se os queijos foram fabricados dentro das normas sanitárias.
Ao g1, o IMA informou que o “local tinha higiene precária, sem uso de boas práticas de fabricação”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
“Foram encontrados ainda, armazenados em câmara fria, queijos como muçarela, ricota, provolone, parmesão, com data de validade vencida, a maioria apresentando mofo visível e características de queijos de devolução, que seriam ralados e embalados.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O dono do estabelecimento foi detido e levado para a Polícia Judiciária, junto com os selos de inspeção com inconsistências. No final da operação, o produto apreendido foi destruído no aterro sanitário da cidade.
A reportagem entrou em contato com o dono da empresa, que não quis comentar o caso.
Não conseguimos encontrar site ou redes sociais da empresa.
O QUE A ANVISA FAZ?
De acordo com a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética.