A proibição da Anvisa contra produto amado anunciada por Bocardi
Comandando o Bom Dia Brasil, Rodrigo Bocardi conduziu uma reportagem no final do ano passado destacando a paralisação que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realizou contra produto amado.
A proibição foi necessária, pois causou “Desespero”, visto que vários consumidores relataram lesões nos olhos associadas a pomadas para cabelos. Rodrigo Bocardi, inclusive destacou na reportagem que a maior emergência pública do Rio de Janeiro recebeu mais de cem pacientes nos dias 25 e 26 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Colega de Bocardi expõe vida pessoal do âncora ao vivo na Globo e dá fim em falatório: “Eu não aguento mais”
Acontece que a vigilância sanitária proibiu a comercialização de pomadas para modelar e trançar cabelo depois da ocorrência de efeitos como queimaduras nos olhos e cegueira temporária.
A medida, publicada no Diário Oficial da União abrange todos os tipos e todas as marcas que têm essa função estética, e prevê que nenhum lote de produtos desse tipo seja vendido ou utilizado por consumidores e profissionais que trabalham no ramo da beleza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Usadas para penteados, as pomadas modeladoras são grandes aliadas de cabeleireiros. Desde tranças até baby hair, os produtos são usados comumente em cabelos crespos e cacheados, prometendo definição e brilho. Apesar disso, os cosméticos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
POMADAS SEGUEM SENDO PROIBIDAS PELA ANVISA?
Depois da venda das pomadas terem sido proibidas, a Anvisa continuou recebendo o que chama de denúncias de efeitos indesejáveis graves, associados ao uso desse tipo de produto. O que as pessoas mais reclamaram, principalmente, depois que tomaram chuva, banho de mar ou de piscina, foi:
- Perda temporária da visão;
- Forte ardência nos olhos;
- Lacrimejamento intenso;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Inchaço ocular;
- Dor de cabeça;
As denúncias eram anteriores a data do dia 10 de fevereiro de 2023. Acontece que no dia 20 de março de 2023, a Anvisa autorizou a retomada das vendas de 934 pomadas usadas por cabeleireiros. A lista completa você encontra no portal G1.
PARA QUE SERVE AS POMADAS MODELADORAS?
O produto é muito utilizado para penteados, desde modelos para casamentos até tranças e o chamado baby hair. São produtos muito usados em cabelos crespos e cacheados para trazer definição, mas podem ser aplicados em qualquer tipo de cabelo.