A proibição da Anvisa contra produto amado anunciada por Bocardi
Comandando o Bom Dia Brasil, Rodrigo Bocardi conduziu uma reportagem no final do ano passado destacando a paralisação que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realizou contra produto amado.
A proibição foi necessária, pois causou “Desespero”, visto que vários consumidores relataram lesões nos olhos associadas a pomadas para cabelos. Rodrigo Bocardi, inclusive destacou na reportagem que a maior emergência pública do Rio de Janeiro recebeu mais de cem pacientes nos dias 25 e 26 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Colega de Bocardi expõe vida pessoal do âncora ao vivo na Globo e dá fim em falatório: “Eu não aguento mais”
Acontece que a vigilância sanitária proibiu a comercialização de pomadas para modelar e trançar cabelo depois da ocorrência de efeitos como queimaduras nos olhos e cegueira temporária.
A medida, publicada no Diário Oficial da União abrange todos os tipos e todas as marcas que têm essa função estética, e prevê que nenhum lote de produtos desse tipo seja vendido ou utilizado por consumidores e profissionais que trabalham no ramo da beleza.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rodrigo Bocardi no comando do Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução / Globo)
Usadas para penteados, as pomadas modeladoras são grandes aliadas de cabeleireiros. Desde tranças até baby hair, os produtos são usados comumente em cabelos crespos e cacheados, prometendo definição e brilho. Apesar disso, os cosméticos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jornal da Globo destacou a proibição feita pela Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
POMADAS SEGUEM SENDO PROIBIDAS PELA ANVISA?
Depois da venda das pomadas terem sido proibidas, a Anvisa continuou recebendo o que chama de denúncias de efeitos indesejáveis graves, associados ao uso desse tipo de produto. O que as pessoas mais reclamaram, principalmente, depois que tomaram chuva, banho de mar ou de piscina, foi:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Perda temporária da visão;
- Forte ardência nos olhos;
- Lacrimejamento intenso;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Inchaço ocular;
- Dor de cabeça;
As denúncias eram anteriores a data do dia 10 de fevereiro de 2023. Acontece que no dia 20 de março de 2023, a Anvisa autorizou a retomada das vendas de 934 pomadas usadas por cabeleireiros. A lista completa você encontra no portal G1.
Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Foto: Reprodução / Internet)
PARA QUE SERVE AS POMADAS MODELADORAS?
O produto é muito utilizado para penteados, desde modelos para casamentos até tranças e o chamado baby hair. São produtos muito usados em cabelos crespos e cacheados para trazer definição, mas podem ser aplicados em qualquer tipo de cabelo.