URGENTE!

“Não permite”: ANVISA emite comunicado urgente sobre proibição contra produto popular atingindo idosos 60+

18/04/2024 às 11h40

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Placa de proibido, idosa chocada e Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva / Freepik / Marcelo Camargo)

Anvisa emite comunicado sobre proibição em rótulos e propagandas

Na última quarta-feira, 17, a Anvisa emitiu um comunicado urgente sobre uma proibição envolvendo um produto popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alerta é sobre os produtos com o termo “Aliviozon”, que são liberados pela agência. Porém, existe uma proibição atingindo os produtos.

A Anvisa não permite que o creme alegue “funções terapêuticas” em seus rótulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal O Globo, a Anvisa negou que os produtos regularizados pela entidade com o termo “Aliviozon” tenham “propriedades terapêuticas” ou “atribuições de tratamento”.

Por meio de nota, a agência admitiu que existem dois “cosméticos regularizados com o termo”, produtos que são regulamentados “por meio de notificação e não por registro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como não há informações sobre quais são os dois produtos “cosméticos regularizados com o termo”, não há como saber o pronunciamento das marcas.

Porém, apenas produtos regularizados como medicamentos podem alegar “propriedades terapêuticas” e de “tratamento”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Somente produtos regularizados como medicamentos podem fazer alegações terapêuticas, de tratamento e de recuperação do estado de saúde”, disse a Anvisa ao Globo.

Em seguida, a agência reforçou que essa “categoria de regularização não permite a alegação de propriedades terapêuticas”.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

AFETA DIRETAMENTE IDOSAS

Fato é que o Aliviozon é um medicamento que teve um anúncio indevido e utilizou a imagem de Dráuzio Varella em vídeo editado.

Na propaganda enganosa, a edição de Dráuzio Varella diz que o uso do produto é próprio para o tratamento contra hemorroida.

Durante uma entrevista ao portal O Globo, o médico revelou que não realizou a propaganda e que reunirá material para realizar uma denúncia contra a Meta por propagar notícias falsas.

A propaganda falsa atinge diretamente homens e mulheres, principalmente idosas que acreditam que o medicamento pode ajudar a tratar a hemorroida.

“Já [tinha visto sua imagem em outros vídeos fake]. Na semana passada. Incluí na denúncia que estou fazendo no Ministério Público e no processo que estou movendo contra a Meta”, disse Dráuzio Varella ao O Globo.

No caso mais recente, circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostraria o médico indicando o uso de uma pomada de ozônio como o “melhor tratamento para a hemorroida”. Mas, ele é falso.

Propaganda falsa envolvendo Dráuzio Varella (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Propaganda falsa envolvendo Dráuzio Varella (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

O QUE A ANVISA FAZ?

No Brasil, a ANVISA  é responsável por criar normas e regulamentos nas atividades da área e executar as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

Desse modo, a Anvisa realiza proibições em alguns produtos que representam risco à saúde.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Thumbnail Video Youtube

Alerta Anvisa
Anvisa

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.