PROIBIÇÕES

Vidro e nojeira: A proibição da ANVISA contra as 2 maiores marcas de chocolate, leite e até o Carrefour atingido

14/06/2024 às 11h22

Por: Giovana Misson
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Logo Anvisa, chocolate, leite, mulher com nojo e Carrefour (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Anvisa determinou a retirada de alguns dos produtos mais amados pelos brasileiros

Nesta sexta-feira, 12, iremos recordar três proibições da Anvisa envolvendo as duas maiores marcas de chocolate. As medidas ocorreram no ano de 2023 e 2022 envolvendo as duas maiores marcas de chocolate, leite e até um produto do Carrefour.

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A agência é responsável pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. De vez em quando, algumas marcas são atuadas pelo órgão devido irregularidades.

Primeiramente, iremos recordar o caso envolvendo um lote de sal da marca Carrefour. A medida ocorreu no dia 05 de julho de 2023.

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Na época, a Anvisa proibiu a distribuição, a venda e o uso do lote 22992 do sal refinado da marca Carrefour.

De acordo com o portal O Globo, a medida ocorreu por conta do “resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do limite estabelecido)” no lote.

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A resolução nº 604/2022 da Anvisa obriga todo sal brasileiro a ter um teor mínimo de 15 mg de iodo por kg de sal, e máximo de 45 mg/kg.

Porém, o leto 22992 do sal refinado da marca Carrefour, não atingiu o teor mínimo de 15 mg de iodo.

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A adição do iodo no sal é obrigatória desde a década de 50 para prevenir a deficiência do nutriente, na tireoide e, problemas no desenvolvimento físico e intelectual de crianças.

PRONUNCIAMENTO CARREFOUR

Em nota, o Carrefour revelou que faz análises recorrentes de todos os produtos da marca própria para garantir a qualidade e segurança aos consumidores.

Em maio, durante a inspeção, o lote não havia apresentado um teor inadequado de iodo.

“Na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa”, disse o Carrefour.

Mesmo assim, a empresa destacou que o produto seria retirado do mercado: “Reforçamos que solicitamos imediatamente a retirada do produto do lote 22992 em todas as lojas que o mesmo encontra-se disponível e que estamos em contato com o fornecedor para apurar o fato”.

Vale lembrar que a medida ocorreu apenas no lote 22992. Os demais produtos continuam nos mercados e seguem o padrão de qualidade da Anvisa.

LEITE

No dia 15 de junho de 2023, a Anvisa determinou a retirada de três produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.

  • Leite UHT integral;
  • Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
  • Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).

De acordo com o portal oficial da agência, os produtos foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda (CNPJ: 04.439.268/0001-85),sem a devida autorização do Ministério.

Nas embalagens dos produtos, havia a informação errada de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda (CNPJ: 04.439.268/0003-47).  

A inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária também reforçou que os produtos foram produzidos sem as devidas condições de higiene.

Desse modo, os três lotes não poderiam garantir a qualidade e segurança para os consumidores, uma vez que poderia trazer riscos à saúde dos consumidores.

A empresa Laticínios Santa Maria Ltda. (CNPJ: 04.439.268/0001-85) realizou o recolhimento voluntário dos produtos citados na época.

Vale lembrar que a medida ocorreu apenas nos lotes citados. Os demais produtos continuam nos mercados e seguem o padrão de qualidade da Anvisa.

PRONUNCIAMENTO DA MARCA

Na época, a Natville emitiu um comunicado sobre os lotes afetados e reforçou o cuidado para manter a qualidade e segurança na fabricação dos produtos.

“Em respeito aos clientes e consumidores, a Natville informa que vem tomando as providências para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e comunica que todas as suas fábricas estão funcionando plenamente e em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura.

Esclarecemos que as inconsistências decorreram de operações num setor novo na unidade da Nossa Senhora da Glória [SE], que estava em fase de licenciamento. Porém, neste momento a empresa opera plenamente regulamentada”.

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)

CHOCOLATE

Por fim, no dia 17 de outubro de 2022, a Anvisa decretou a proibição de dois lotes de chocolates da marca Garoto.

A Anvisa recebeu o comunicado de recolhimento voluntário iniciado pela própria empresa devido ao risco de conter pequenos fragmentos de vidro nos produtos.

Os lotes afetados foram:

  • Lote 225212941G: chocolate ao leite com Castanhas de Caju, marca Garoto, tablete 80g, validade 09/09/2023;
  • Lote 225312941G: chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, marca Garoto, tablete 80g, validade 09/09/2023.

De acordo com o portal oficial, a Garoto constatou que um dos equipamentos de produção da fábrica poderia conter a presença de fragmentos de vidro.

Desse modo, pela possível presença de fragmentos, a marca optou por retirar o produto devido ao risco de lesões na boca ou mucosas.

Na época, a Garoto reforçou que a maior parte dos produtos dos lotes implicados não foi comercializada, porém, alguns produtos foram distribuídos em Vila Velha/ES e no estado de Santa Catarina.

Vale lembrar que a medida ocorreu apenas nos lotes citados. Os demais produtos continuam nos mercados e seguem o padrão de qualidade da Anvisa.

Lotes de chocolates da Garoto (Foto: Reprodução / Internet)
Lotes de chocolates da Garoto (Foto: Reprodução / Internet)

PRONUNCIAMENTO DA MARCA

“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.

A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.

A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição. A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e [email protected] para contato”.

POR QUE AS MARCAS SÃO IMPORTANTES PARA O BRASIL?

O Grupo Carrefour chegou ao Brasil há 40 anos, em 1975, e trouxe o primeiro hipermercado da história do país.

Desde então, a marca tornou-se uma das maiores no Brasil devido aos produtos e serviços de qualidade.

Fundada em Sergipe, a Natville é conhecida como uma das marcas de leite com maior padrão de qualidade.

No dia 16 de agosto de 1929, a marca Garoto iniciou a sua trajetória. Desde então, a marca é sinômino de deliciosos chocolates de qualidade.

Além disso, as marcas também ajudam a movimentar a economia brasileira ao gerarem milhares de empregos.

Como saber se o produto tem registro na Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

Anvisa

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

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