CHOCANTE
Queimação, vômito e risco de intoxicação: O decreto e a proibição da ANVISA contra 2 marcas de leite
06/03/2024 às 20h08
Decreto contra 2 marcas de leite foi divulgado
Para quem não sabe, a Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa é a responsável por promover e proteger a saúde da população brasileira, atuando com excelência científica na regulação dos produtos e serviços. Desse modo, 2 marcas de leite receberam uma proibição do órgão fiscalizador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o leite é muito consumido no Brasil e as mamães principalmente, devem se atentar contra 2 marcas de leite que foram proibidas nos mercados por causa de um decreto oficial da Vigilância Sanitária por ter riscos como queimação, vômito e intoxicação aos consumidores.
SAIBA MAIS! Sangramento interno: Anvisa acaba de proibir marca de frango, carne e +1 queridinho das saladas dos mercados
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente vamos falar sobre uma marca que foi atuada por falta de higiene. Porém, é importante destacar que a mesma já foi liberada para comercialização após resolver os problemas, visto que foram considerados de um caso isolado.
De acordo com informações do portal da própria Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a “A Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos seguintes produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Leite UHT integral;
- Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg)”, disse a nota, que explicou o motivo através do decreto pela RESOLUÇÃO-RE Nº 2.146, de 15 de junho de 2023;
“Por meio de uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi verificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda. (CNPJ: 04.439.268/0001-85), sem a devida autorização do Ministério. Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda. (CNPJ: 04.439.268/0003-47)”, detalhou a Anvisa.
“Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança”, pontuou o órgãos fiscalizador.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, R$1412: Novo valor do salário mínimo confirmado na Band chega com aumento após canetada de Haddad
● Reajuste de 7,34% e adeus R$1507: Record traz 2 viradas com novo valor histórico do salário mínimo para 2025
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
AVISO IMPORTANTE…
É fundamental que os brasileiros também fiscalizem a data de validade dos produtos e sempre consultem se alguma marca está proibida de ser comercializada por motivos de saúde.
Caso desconfie e/ou identifique alguma irregularidade, o próprio consumidor pode entrar em contato com a Anvisa através do telefone 156: Serviço de Atendimento ao Cidadão.
Desse modo, a própria empresa fez o recolhimento voluntário desses produtos e atualmente segue produzindo e comercializando normalmente os produtos citados acima.
QUAL FOI A OUTRA MARCA DE LEITE BARRADA PELA ANVISA?
E por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre o Comunicação de Risco e a Proibição de lote do produto Leite tipo A, marca Purolatte, da empresa Laticínio Fazenda do Lírio LTDA.
“A Anvisa informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.560, de 12 de maio de 2022, a qual proíbe a comercialização, distribuição e uso, do lote 118BCA, validade 16/05/22, do produto Leite tipo A, marca Puralatte, da empresa Laticínio Fazenda do Lírio LTDA, CNPJ nº 30.903.091/0001-36”, disse a Vigilância Sanitária em seu site oficial.
A medida do órgão fiscalizador foi motivada por causa do comunicado voluntário da própria empresa, por causa da contaminação no lote citado acima por bactérias do grupo Enterobacteriaceae acima do limite permitido na legislação sanitária.
Essa bactéria provoca reações adversas como queimação, vômito e até risco de intoxicação. Por se tratar de um comunicado feito pela própria empresa, o problema foi sanado e a marca de leite voltou a comercializar normalmente o produto, seguindo como uma das mais famosas em sua área de atuação.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]