URGENTE

Seu azeite está contaminado? Proibição da ANVISA contra 2 populares traz alerta máximo a brasileiros

Azeite / Anvisa - Montagem:  TVFOCO

Azeite / Anvisa - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo sobre a proibição da Anvisa atingindo dois azeites populares das donas de casa

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou neste ano a proibição da venda de dois azeites populares trazendo um alerta máximo a brasileiros.

A Anvisa é um dos principais órgãos do Brasil que atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de uma gama de produtos e serviços do dia a dia. Por meio da fiscalização, decretos e outra gama de atividades, o órgão cumpre sua missão de proteger os consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, a Anvisa promove a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

AZEITE CONTAMINADO?

Em síntese, diante disso, uma medida da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União (DOU), dá conta da proibição da venda dos azeites de oliva extravirgem 0,5% de acidez das marcas Serrano e Cordilheira no Brasil.

Assim, acabou sendo confirmado que todos os lotes dessas marcas tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos no país. Além disso, a Anvisa também determinou a apreensão das unidades disponíveis no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi motivada pelo fato de os produtos serem trazidos e distribuídos no Brasil por “estabelecimentos desconhecidos”, o que infringe a legislação sanitária nacional.

Inclusive, em março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia determinado o recolhimento de dez marcas de azeites de oliva extravirgem, incluindo Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara e Vincenzo, como parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani, que identificou um esquema de importação, adulteração e distribuição de azeites fraudados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Mapa, o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo, ficando atrás apenas do pescado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Azeite – (Foto: Divulgação)

COMO EVITAR FRALDES NO AZEITE?

Para evitar fraudes na compra de azeite, é importante tomar precauções: desconfie de preços muito abaixo da média, evite comprar azeite a granel, verifique a data de validade e os ingredientes, e prefira produtos com a data de envase mais recente.

COMO FAZER UMA DENÚNCIA A ANVISA?

Para fazer uma denúncia à Anvisa, acesse o site oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e utilize o sistema de denúncias online.

Em seguida, informe detalhes sobre o problema, como a localização e descrição da infração.

ANVISA e Vigilância Sanitária autuaram marcas de azeite por Fraude – (Foto Reprodução/Correio do Estado)

CLIQUE AQUI PARA SABER DE TODOS OS DETALHES A RESPEITO DA ANVISA.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile