CHOCANTE
A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares
07/06/2024 às 20h20
3 marcas populares foram barradas pela Anvisa
Tendo como objetivo garantir a saúde dos consumidores brasileiros, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) barrou 3 marcas populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Canela, pimenta e amendoim foram barradas dos supermercados pelo órgão fiscalizador, justamente por estarem foram das regras sanitárias.
SAIBA MAIS! Bactéria que MATA: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne, frango e sal às pressas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através da Resolução-RE Nº 900, de 5 de março de 2024, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais; que apresentou resultados precários quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de pelo de roedor (rato) e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto citado acima, que podem causar riscos à saúde de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Porém, a situação envolveu apenas os lotes citados, sendo assim, a marca segue comercializando normalmente os seus produtos, entre eles a marca de temperos Canela em Pó da marca Kodilar.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
● Risco de danos ao intestino e anemia: ANVISA arranca farinha nº1 das prateleiras do Assaí, Atacadão e +
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE TEMPERO FOI RETIRADA DOS MERCADOS POR DETERMINAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Também de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, outro produto proibido foi a Pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã.
Vale pontuar que a determinação da Anvisa aconteceu através da publicação da Resolução-RE Nº 504, de 07 de fevereiro de 2024.
Na ocasião, a agência suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã, da empresa Junco Indústria e Comércio Ltda. Eles ainda explicaram o motivo da decisão chocante.
A medida foi provocada pelo resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
Para quem não sabe, a substância fatal Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar, podendo até mesmo se estender para uma grave infecção e levar até mesmo à morte, em situações mais delicadas.
Ocorre que a empresa Junco Indústria e Comércio Ltda é referência em sua área de atuação e segue comercializando os seus produtos normalmente, visto que somente o lote citado foi afetado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE AMENDOIM FOI BARRADA PELA ANVISA?
A famosa marca de salgadinhos que foi barrada pela Vigilância Sanitária ocorreu no dia 04 de dezembro de 2023, através da Resolução RE Nº 4.630, na qual suspendeu a comercialização, distribuição e fabricação, além do recolhimento de todos os lotes do produto Amendoim Japonês, marca Canaã.
Esse salgadinho é fabricado pela empresa Ronaldo de Souza (Paçocas Canaã) conforme divulgado no portal da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
A medida foi motivada considerando a ausência de advertências quanto à presença de soja e trigo na rotulagem do produto.
Ocorre que sem a descrição desses ingredientes nos rótulos, além de quebrar completamente uma lei rígida da Anvisa, pode ocasionar problemas para as pessoas que são alérgicas e buscam consumir produtos que não contenham esses ingredientes que, no caso acima, têm e eles não descreveram nos rótulos.
Por se tratar de apenas um caso isolado, somente o lote citado foi barrado pelo órgão fiscalizador. Sendo assim, a empresa segue produzindo normalmente os seus produtos.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa verifica e fiscaliza a qualidade e a segurança dos produtos de estabelecimentos de alimentos, como: indústrias, supermercados, restaurantes, fast-foods, cozinhas industriais, açougues, padarias, portos, aeroportos.
Além de serviços como bufês e eventos, a fim de garantir a minimização de riscos à saúde da população pelo consumo de alimentos contaminados que podem causar doenças alimentares, surtos e até mesmo a morte.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]