3 famosas marcas de carne foram retirada às pressas dos mercados
Isso porque a Anvisa solicitou a proibição de 3 marcas de carne por causa de substância fatal e até efeitos colaterais como diarreia em um dos produtos. Afinal, para quem não sabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem como objetivo zelar pela saúde dos consumidores.
A primeira delas é a Cedro Alimentos. A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Carne podre e rato vivo: A interdição às pressas da ANVISA contra açougue gigante em SP e nojo de paulistas
De lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024, devido à detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.
Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca.
Já outra proibição da Anvisa foi referente à distribuição e o uso do lote 27/01/2022 do produto Carne Resfriada de Bovino Sem Osso – Filé Mignon 3/4, marca BFMeat.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● IPTU, conta de água, telefone e +1 gratuidade: Idosos 60+ vibram com 4 isenção colossais em vigor em 2024
● Atacadão, Carrefour, Oxxo e+: Comunicado emergencial chega aos que colocam CPF na Nota em mercados hoje (20)
● Fim do saque-aniversário do FGTS, aumento do seguro-desemprego e do PIS/PASEP: 3 viradas dos CLTs em 2025
Assim como a empresa de carnes acima, o recolhimento também foi voluntário, através da Resolução-RE de nº 721, de 7 de março de 2022. O produto é da empresa Berfrigo Alimentos Ltda, CNPJ: 09.407.135/0001-40.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O recolhimento foi iniciado pela própria empresa, devido à detecção de Salmonella spp, através de uma análise laboratorial realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no seu Serviço de Inspeção Federal (SIF).
O gênero Salmonella spp. abrange alguns tipos de microrganismospatogênicos que provocam infecção com sintomas como vômito, dores abdominais, febre e diarreia e, em casos raros, pode levar à morte, por isso a substância fatal causa pânico.
QUAL É A OUTRA MARCA DE CARNE RETIRADA DOS MERCADOS?
De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE de nº 2.000, de 2 de junho de2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização e uso, do lote/data de fabricação 06/05/2023 do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, marca Best Beef, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA, CNPJ nº 88.728.027/0001-46.
A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário enviado pela empresa, devido à detecção de Salmonella spp. no produto, mesmo caso da bactéria da marca de carne citada acima.
Após a proibição, o produto voltou a ser vendido normalmente, visto que apenas o lote citado que foi barrado. Vale destacar que se o consumidor encontrar algo que não esteja de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, pode entrar em contato com a Anvisa e fazer uma denúncia anônima.
Isso ajuda o próprio órgão a conseguir fazer de forma mais prática e eficiente a fiscalização nos estabelecimentos e ser mai certeiro quando apreender produtos e/ou denunciar empresas que não cumpres as regras sanitárias.