A Anvisa está sempre de olho nos produtos que podem ser prejudiciais aos clientes
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa realizou a proibição contra 3 marcas populares de leite, café e +1 retirada dos mercados.
Acontece que o leite é muito consumido no Brasil e as mamães principalmente, devem se atentar contra 1 famosa marca de leite, que foi proibida nos mercados por causa de um decreto oficial da Vigilância Sanitária por ter riscos como queimação, vômito e intoxicação aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Risco fatal: 2 azeites populares, rivais da Gallo, têm a venda proibida pela ANVISA e são arrancados agora
Através da Comunicação de Risco e a Proibição de lote do produto Leite tipo A em maio de 2022 da marca Purolatte, da empresa Laticínio Fazenda do Lírio LTDA, os clientes ficaram em alerta com a proibição de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
“A Anvisa proíbe a comercialização, distribuição e uso, do lote 118BCA, validade 16/05/22, do produto Leite tipo A, marca Puralatte, da empresa Laticínio Fazenda do Lírio LTDA, CNPJ nº 30.903.091/0001-36”, disse a Vigilância Sanitária em seu site oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida do órgão fiscalizador foi motivada por causa do comunicado voluntário da própria empresa, por causa da contaminação no lote citado acima por bactérias do grupo Enterobacteriaceae acima do limite permitido na legislação sanitária.
Essa bactéria provoca reações adversas como queimação, vômito e até risco de intoxicação, conforme citado acima. Por se tratar de um comunicado feito pela própria empresa, o problema foi sanado e a marca de leite voltou a comercializar normalmente o produto, seguindo como uma das mais famosas em sua área de atuação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De n°1 da Hyundai a queridinho da Renault: Uber passa facão e faz proibição de 5 carros em 2025
● 120 dias de folga e benefício garantido pelo INSS: Lei em vigor na era Lula traz 2 vitórias à lista de CLTs
● R$1200 garantidos: Lei de Lula traz extra na poupança da Caixa no início de 2025 e salva milhares de CPFs
QUAL MARCA DE CAFÉ FOI BARRADA PELO ÓRGÃO FISCALIZADOR?
A Anvisa emitiu o Comunicado de Risco nº 022/2023, que informa a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do Café Moído e Torrado da marca Café da Terra, com data de validade até 27 de abril de, distribuído pela Café Terra do Rei Ltda, CNPJ nº 17.050.583/0001-68.
A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 838.1P.0/2022 emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro no dia 29 de março de 2023 de acordo com informações da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
O laudo apresentou resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de substância fatal dando indicativas de risco à saúde humana.
Por causa do resultado insatisfatório pela presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote do produto em questão, a venda do mesmo foi proibida.
Importante destacar que essa proibição se aplicou apenas a esse lote específico, e a marca continua operando e comercializando o Café Moído e Torrado da marca Café da Terra normalmente.
QUAL É A ÚLTIMA MARCA BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Já uma famosa marca de sal também foi barrada pela Anvisa, através da Resolução-RE Nº 900, de 5 de março de 2024, a qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
“A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais; que apresenta resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana”, informou.
Trata-se de pelo de roedor e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto citado acima, que podem causar riscos à saúde de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Porém, a situação envolveu apenas os lotes citados, sendo assim, a marca voltou a ser comercializada novamente.
O QUE A ANVISA FAZ?
Tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.