Anvisa age às pressas para retirar chocolates do mercado e faz alerta sobre risco
Uma medida drástica foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a descoberta de casos de contaminação em chocolates populares dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seis variedades desses chocolates foram retiradas imediatamente dos supermercados por ordem da Anvisa, por possível contaminação por Salmonella em 12 de maio de 2022.
A contaminação é atribuída à má higienização dos alimentos, podendo levar a sérios riscos à saúde pública, o que fez com que o órgão regulador agisse de forma urgente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De forma preventiva, A Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso de lotes dos produtos importados de Israel pela empresa Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios.
A medida, tomada após o alerta internacional, foi destinada aos chocolates da marca Elite. Entre os itens proibidos pela Anvisa estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Chocolate Branco para Confeitaria Marca Elite (todos os lotes)
- Chocolate ao Leite para Confeitaria Marca Elite (todos os lotes)
- Chocolate ao Leite Log Marca Elite (todos os lotes)
- Chocolate ao Leite Marca Elite Embalagem Vermelha (todos os lotes)
- Chocolate Bittersweet Marca Elite Embalagem Vermelha (todos os lotes)
- Chocolate ao Leite com Creme de Trufas Sabor Frutas da Floresta Marca Elite Embalagem Vermelha (todos os lotes)
- Chocolate ao Leite com Confeitos Marca Elite Embalagem Vermelha (todos os lotes)
- Chocolate ao Leite com Pedaços de Amendoa e Avela Marca Elite Embalagem Vermelha (todos os lotes)
VALE DESTACAR QUE NÃO foi encontrada nenhuma declaração pública da empresa a respeito das proibições, lembrando que o espaço permanece aberto para qualquer manifestação do lado.
Diante dessa situação, a Anvisa reforça a importância de os consumidores estarem atentos e evitarem o consumo desses chocolates até que a situação seja devidamente resolvida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
O que produtos contaminados com Salmonella causam?
A contaminação por Salmonella pode causar uma doença conhecida como salmonelose, que é caracterizada por sintomas como febre, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e, em casos mais graves, até mesmo desidratação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os sintomas geralmente aparecem entre 6 a 72 horas após a ingestão dos alimentos contaminados e podem durar de alguns dias a uma semana.
Em casos mais severos, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido, crianças pequenas, idosos e gestantes, a salmonelose pode levar a complicações sérias e até mesmo à morte.
Portanto, é crucial evitar o consumo de alimentos contaminados e buscar atendimento médico caso ocorram sintomas de infecção por Salmonella.