ALERTA
Vai te fazer DESMAIAR: Proibição da ANVISA contra 6 produtos de limpeza populares deixa donas de casa sem chão
27/07/2024 às 12h00
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um comunicado a respeito de 6 produtos de limpeza queridinhos das mulheres que estão proibidos por conta dos riscos
A Anvisa resolveu emitir um alerta a respeito de 6 produtos de limpeza queridinhos. Vale destacar que eles fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros, afinal, para se ter uma casa limpa e cheirosa, é necessário usar artigos voltados para esse objetivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mercado hoje há inúmeras marcas, preços e qualidades. Assim, caberá ao consumidor escolher a melhor opção que tenha também um bom custo benefício. Vale destacar que todas as empresas estão sujeitas a regulamentação da Anvisa.
O órgão é responsável por fiscalizar e assegurar que o produto não fará mal ao consumidor. Por conta disso, sempre que alguma marca não está conforme as normas, sofre com decisão da Anvisa. E hoje vamos comentar sobre a proibição de 6 produtos conhecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do Governo Federal, a Anvisa, divulgou em 21 de outubro de 2022, a proibição de produtos não registrados. A agência alerta que consumir esses tipos de mercadoria podem representar risco a saúde, tendo em vista que se não está registrado, é porque o órgão não aprovou e não tem como saber o que pode causar a saúde.
Existem alguns casos de clientes desmaiarem a usar produtos fora dos padrões estabelecidos. Por exemplo, em cidades pequenas é comum as pessoas comprarem produtos de limpeza sem saberem a procedência e depois levarem a pior por isso. Abaixo listamos os produtos barrados pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Decapante Limpeza Pesada – Empresa: E G Cascão ME
- Gávea Alumicar V – Empresa: Gávea Química do Brasil Ltda
- Detergente Tá Limpo e todos outros produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa – Empresa: L.E Rodrigues Moura Material de Limpeza Ltda.
- Desengraxante Yellow Flex e todos outros produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa – Empresa: Giovana Rubia de Miranda Salvador ME.
- Saneantes e demais produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa – Empresa: Indequil Indústria de Derivados Químicos Ltda. (sem registro).
- Saneantes e demais produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa – Empresa: Ray Clean Indústria e Comércio Ltda. (sem Autorização de Funcionamento para fabricação de saneantes).
FUNCIONAMENTO ATUAL
Das empresas citadas, não foram encontradas informações sobre o funcionamento da ‘E G Cascão ME’ e ‘L.E Rodrigues Moura Material de Limpeza Ltda’, as demais, conforme informações do site Econodata, estão operando normalmente com outros produtos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
Além disso, não foram encontrados posicionamentos públicos por parte das empresas. Vale destacar que o espaço segue aberto para esclarecimento de eventuais fatos de todos os empreendimentos citados.
O QUE FAZ A ANVISA?
É dever da Anvisa, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Logo, o órgão vai se atentar tantos a produtos, como serviços que envolvam o consumidor brasileiro.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]