Proibição às pressas da Vigilância Sanitária contra carne popular pega os clientes de surpresa
A Anvisa precisou fazer uma proibição urgente às pressas nos supermercados após o perigo de comer uma carne que não estava válida para consumo.
O consumo dessa carne poderia causar uma espécie de bactéria que faz com que a pessoa que consumiu tenha vômito, diarreia e febre, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o próprio portal da Anvisa, foi determinado o recolhimento e proibição do lote 18/10/2023 A (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada, marca Carrer Alimentos, da empresa Carrer Alimentos.
A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes.
Dois pontos super importantes a serem destacados:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Apenas o lote citado acima foi retirado dos supermercados, a empresa segue fabricando e vendendo normalmente
- A retirada do produto foi voluntária, ou seja, a própria empresa que foi recolher o produto após identificar o erro.
Segundo o Manual MSD, a listeriose é uma infecção causada pela bactéria Gram-positiva Listeria monocytogenes, geralmente quando se consome alimentos contaminados.
As pessoas com listeriose geralmente têm calafrios, febre e dores musculares (parecendo gripe) com enjoo, vômito e diarreia. Geralmente os sintomas se resolvem entre 1 e 7 dias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Se a listeriose invasiva se desenvolver, os sintomas variam dependendo da área infectada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A FUNÇÃO DA ANVISA?
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço